Vigília do Setor Juventude na Arquidiocese de Niterói reúne mil jovens

Vigília do Setor Juventude na Arquidiocese de Niterói reúne mil jovens

Jovens participam de adoração

Mil jovens participaram da vigília que marcou o início dos trabalhos do Setor Juventude na Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro. O evento aconteceu na Paróquia de São Judas Tadeu, no dia 21 de fevereiro e contou com Santa Missa, confissão e adoração durante toda a madrugada. “A vigília foi um marco na nossa Arquidiocese e eu fiquei muito feliz em ver a Igreja repleta de jovens. Foi um momento especial de entregarmos nossas vidas e de confiar a Deus a evangelização da juventude”, disse o padre André Luís Bastos Siqueira, assessor arquidiocesano do Setor Juventude.

A vigília começou às 22h, com a Santa Missa, presidida pelo padre Carmine Pascale, vigário geral da Arquidiocese de Niterói, e concelebrada por dez sacerdotes. Durante a celebração, os coordenadores paroquiais, vicariais e arquidiocesanos do Setor Juventude – totalizando quase 200 jovens – tomaram posse. Eles serão responsáveis pelo trabalho juvenil pelos próximos dois anos.

Na Homilia, padre Carmine destacou a importância de os jovens serem o rosto de Cristo no mundo e de evangelizarem outras pessoas.
“A nossa fé precisa ser expressada com a nossa vida. Não pode ficar escondida. Quem olhar para nós tem que sentir a diferença e tem que se sentir bem, porque estar com um cristão tem que ser bom. Somos o rosto de Cristo no mundo. Nem sempre isso é fácil, mas Nosso Senhor não prometeu que seria fácil, pelo contrário, Ele disse para tomarmos a cruz”, declarou.

A adoração começou por volta das 1h, conduzida pelo padre Kiko, assessor do Setor Juventude no Vicariato Lagos. Logo depois, padre André deu uma palestra sobre o tema da vigília: “Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o Coração” (1 Sm 16, 7b). O sacerdote falou sobre a importância de confiar em Deus e não nas próprias forças, com a certeza de que Ele tudo pode realizar. Ele lembrou que o desafio é evangelizar os jovens que estão fora da Igreja. “Gostaria que olhássemos nossas fraquezas amparadas por Deus e sustentadas por Ele, porque esse será um olhar de fé. Evangelizar os jovens que estão fora da Igreja é o nosso desafio, mas Deus nos capacitou e nos envia. Não tem por que termos medo, porque somos enviados de Deus”, disse, citando a história de Davi e Golias.

Por volta das 4h, os novos coordenadores conduziram a adoração, que terminou às 6h. Cada vicariato colocou aos pés de Jesus Sacramentado os desafios na condução do Setor Juventude. O encerramento da vigília foi feito com um café da manhã partilhado, no terraço da paróquia.

Por: Beatriz Salomão

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email