Veja como foi o Bote Fé Guarulhos

Veja como foi o Bote Fé Guarulhos

CruzGuarulhos3

A tradição de participar da JMJ foi introduzida na Diocese de Guarulhos pelos padres “Fidei Donun” italianos que estimularam os jovens, sobretudo do Caminho Neocatecumenal, a participar deste grande evento. Assim foi em Toronto (2005) e Sydney (2008).

Veja também:

Cruz da JMJ emociona Guarulhos

Em 2011, o Setor Juventude Diocesano se organizou para que os jovens participassem da Jornada Mundial da Juventude em Madri. Assim, pela primeira vez 34 jovens dos mais diversos movimentos juvenis atuantes na diocese participaram a JMJ em agosto deste ano. E voltaram de lá com uma missão: ajudar na preparação da JMJ 2013, que o Brasil sediará na cidade do Rio de Janeiro. Os símbolos da Cruz e do Ícone foram entregues aos cuidados dos jovens brasileiros para peregrinarem todas as dioceses do país.

Voltando para o Brasil começou a preparação para a Acolhida da Cruz e do Ícone que se deu no dia 18/09, em São Paulo no evento Bote Fé. Antes porém, a surpresa e a alegria, após a Arquidiocese de S. Paulo, a diocese de Guarulhos seria a 2ª no país a receber os símbolos sagrados.

Preparação

 Esse grande acontecimento não poderia passar despercebido, era preciso movimentar toda a cidade para acolher os símbolos cristãos entregues pelo Papa João Paulo II aos jovens. Uma missão para o Setor Juventude Diocesano. Pastoral da Juventude, Ministério Jovem, Caminho Neocatecumenal, Comunidade Católica Shalom, Grupos de Crisma, Paróquias e comunidades, todos mobilizados para organizar o que se tornou o BOTE FÉ – GUARULHOS.

E assim aconteceu! No último dia 23/09 a preparação começou cedo! As 10h30 uma entrevista na TV Canção Nova, as 13h00 buscamos a Cruz na Paróquia de Sant’Anna, em São Paulo. As 18h00 uma missa no rito Maronita marcou a recepção solene dos símbolos sagrados. E finalmente, as 19h30 a grande concentração em frente à Capela do Rosário, cerca de 1,5 mil pessoas reunidas, animadas pela Banda Lírios do Vale para acolher a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria, que finalmente chegaram carregada pelas mãos dos jovens que estiveram na JMJ em Madri. A emoção foi grande!

A Cruz e o Ícone peregrinaram pelas ruas do centro de Guarulhos, no coração da cidade, em direção à Catedral N. Sra. da Conceição, padroeira da cidade. No trajeto houve cantos, choro, brados de alegria, comunhão no coro “Essa é a juventude de Cristo!”. Todos unidos e alegres de participar deste momento único. A Cruz e o Ícone acompanhados de tochas e bandeiras brancas, simbolizando a luz que vem de Deus e a paz que queremos em nossa cidade e que a Cruz de Cristo nos traz. Na parada no Marco Zero da cidade, a alegria dos jovens ali presentes foi um testemunho para os outros jovens que estavam ali.

Na entrada da Catedral a Cruz e o Ícone foram entregues aos seminaristas diocesanos e outros que se fizeram presentes, porque Jesus disse: “Quem quiser me seguir, tome sua Cruz e siga-me!”. Lá dentro, as pessoas se apertavam, mas ninguém reclamava: a fé era maior! Cerca de 1,5 mil pessoas participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Giovanni Banchio, concelebrada por vários outros padres e animada pelo Min. Nova Aliança. Na homilia, o Pe. Giovanni, assessor do Setor Juventude diocesano, nos lembrou da importância da Cruz e de Maria na caminhada de fé da juventude.

Após a missa a multidão se aproximou para tocar, beijar, rezar diante da Cruz e do Ícone, tudo para estar próximo dos símbolos maiores de nossa fé. Em seguida, deu-se início a Vigília de Oração, na qual cerca de 400 jovens participaram até o Sol raiar.

A Vigília começou com uma reflexão sobre “A importância de Maria na vida do jovem”, conduzida pelo seminarista Bruno Ferreira. Após a reflexão os jovens rezaram o Santo Terço (sendo que mais de 1000 terços foram distribuídos a todos os que participaram). Após o Santo Terço a banda da Com. Católica Shalom assumiu a animação e, logo depois, o seminarista Rodrigo Burim (Digão) conduziu uma reflexão com o tema “Pegue sua Cruz e siga-me”. Logo após, seguiu-se um dos momentos mais emocionantes da noite, A Exaltação da Santa Cruz, no estilo de oração de Taizé, conduzida pelo Pe. Giovanni, foi um momento de muita emoção e fé.

Durante toda a noite o Pe. Daniel Reichter atendeu as confissões dos jovens. Mas ainda tinha mais, um dos momentos mais aguardados foi a Adoração Eucarística conduzida pelo Pe. Marcelo Dias. Foi um momento único e inesquecível! Um encerramento digno para a nossa Vigília. Mas a festa continuou.

Por volta das 08h00 do dia seguinte, a fé parecia ser a força que sustentava nossos jovens. Após a Santa Missa presidida pelo Pe. Antônio Bosco marcou o envio missionário da Cruz e do Ícone que foram solenemente conduzidas à diocese de S. Miguel Paulista, onde foi entregue aos jovens que ali aguardavam ansiosos por esse momento. A calorosa acolhida dos jovens e dos bispo diocesano D. Manuel Parrado Carral ainda motivou os nossos jovens a participarem da Santa Missa presidida por D. Manuel de acolhida solene dos símbolos sagrados em sua diocese.

Um fim de semana emocionante, único, inesquecível, onde a fé foi maior que o cansaço, que o desânimo. Guarulhos botou fé e Deus manifestou mais uma vez seu amor por essa cidade!

Agradecer a todos que colaboraram seria impossível, mas fica aí um grande MUITO OBRIGADO a nosso bispo D. Luiz que nos sustentou com suas orações, ao Pe. Giovanni Banchio assessor do Setor Juventude Diocesano que se desdobrou para que tudo isso acontecesse, a todos os padres diocesanos, especialmente aos padres Marcelo Dias e Daniel Reichter e Antonio Bosco pela disponibilidade e exemplo que nos deram neste dia especial, aos seminaristas diocesanos, às bandas convidadas que abrilhantaram a noite, ao povo todo que participou e caminhou conosco, mas sobretudo, obrigado e PARABÉNS à Juventude Diocesana que mostrou a sua cara, deu seu testemunho e BOTOU FÉ. A Cruz e o Ícone seguem seu caminho, mas seus traços e aquilo que sua visita despertaram em nós ficará para sempre em nossos corações. Agora é seguir em frente porque ainda tem muitos lugares onde a Salvação da Cruz e a Intercessão Amorosa de Maria precisam chegar!

Do Setor Juventude da Diocese de Guarulhos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email