Dia nacional do livro: vamos criar memórias!

Dia nacional do livro: vamos criar memórias!

Hoje, 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro, “daquele” que têm como função transmitir conhecimento, enriquecer as pessoas culturalmente, divertir, relaxar… Ele surgiu há centenas de anos e, desde então, é fonte de conhecimento e formção, além de contar acontecimentos da história da humanidade.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, têm fomentado cada vez mais a produção de livros que contribuam para a experiência espiritual, humana e eclesial dos jovens. Segundo o Padre Toninho (SDB) assessor externo da CEPJ, “a leitura, o estudo, agregam um valor extraordinário a nossa mente e no nosso coração”, afim de contribuir na transformação do mundo e no conhecimento de Jesus Cristo.

>> Clique aqui e confira os livros dedicados aos jovens das edições CNBB!

O livro mais lido

Sim, a bíblia é considerada o livro mais vendido no mundo, com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e tradução para cerca de 3 mil idiomas. E nela está a história da humanidade, a nossa história. Como íamos construir nossas memórias atuais, se não conhecêssemos as nossas histórias do passado? A construção do hoje deve fazer ligação com o ontem.

Memórias e boas histórias!

No começo do ano, o papa Francisco trouxe uma mensagem aos 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020. E nela ressaltou a importância de histórias.

“Desejo dedicar a Mensagem deste ano ao tema da narração, pois, para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos. Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros.”

Por Evelyn Graziele, da redação Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email