Unificar para celebrar: Está aberto o cadastro nacional de mapeamento dos serviços EAC, MAC e EJC!

A partir de hoje, 29, as arquidioceses e dioceses do Brasil poderão cadastrar os serviços de EAC, MAC e EJC no mapeamento nacional. A iniciativa, visa identificar a presença e a atuação destes serviços nos 18 regionais do Brasil. Em 2021, o EJC celebrará 50 anos, e o EAC e o MAC também participarão das festividades do Jubileu. Assim, o cadastro será uma forma de viabilizar as informações do evento celebrativo, entre a articulação nacional dos serviços e as coordenações diocesanas.

 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, há alguns anos, iniciou este trabalho de mapeamento e agora, com a ajuda dos articuladores regionais dos serviços EAC, MAC e EJC, deseja intensificar e alcançar o maior número possível de grupos destas expressões.

“Desde de 2017, a CEPJ vem buscando os documentos deixados pelo Padre Alfonso Pastore e vem tentando mapear os grupos existentes nos 18 regionais da CNBB. Demos início a este trabalho, junto com os padres diretores espirituais, jovens e casais articuladores, afim de organizar um documento nacional para esses serviços e ao mesmo tempo preparar os 50 anos (2021) do EJC”, declarou Padre Toninho, assessor externo da CEPJ.

O cadastro do EJC, segundo Narieudes Lima, 29 anos, é de suma importância para que se viva a unidade neste serviço, sobretudo neste tempo em que se aproxima o jubileu de 50 anos.

“Na certeza de nos encontrarmos em um só serviço, na unidade da alegria, esse cadastro será a concretização de que essa ação evangelizadora está no Brasil e no coração da Juventude, espalhada pelas diversidades nos olhares”, declarou o jovem, que é articulador do MAC e do EJC, no Regional Nordeste 1.

Como fazer o Cadastro

A inscrição do mapeamento nacional dos Serviços EAC, MAC e EJC deverá ser realizada por um dos membros do grupo dirigente/grupo de cinco do movimento de cada comunidade/paróquia. Os articuladores diocesanos, juntamente com os regionais, auxiliarão neste processo. Nas paróquias onde um dos serviços esteja desativado, a inscrição deverá ser realizada pelo articulador diocesano.

Faça aqui a inscrição do seu serviço no mapeamento nacional:

“Há o intuito de, também, mapearmos onde pode ser apresentado e implantado cada movimento, inserir os três em cada comunidade ou paróquia, bem como estreitar a comunicação a nível nacional, de forma que se tenha ainda mais unidade, assim como é a nossa igreja”, afirmou Marcela Araújo, jovem de 28 anos, que atua como articuladora do EAC, MAC e EJC, no Regional Centro-Oeste.

O cadastramento, segundo a articulação nacional dos serviços, será de fundamental importância, para a continuidade dos preparativos da celebração do cinquentenário do EJC. Baixe aqui os materiais de divulgação da ação e compartilhe pelo Brasil!

>> Fique ligado! Você que faz parte do grupo dirigente/grupo de cinco em sua comunidade ou paróquia, não deixe de fazer a inscrição do seu serviço. Vamos apresentar a beleza e a diversidade da juventude que constantemente se encontra com Cristo, e se torna por este encontro, um protagonista na evangelização!

Por Maurício Lucena, da Redação do Jovens Conectados.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email