Unificar para celebrar: Está aberto o cadastro nacional de mapeamento dos serviços EAC, MAC e EJC!

Publicado em 29 de maio de 2020 Por Seja o primeiro a comentar!

A partir de hoje, 29, as arquidioceses e dioceses do Brasil poderão cadastrar os serviços de EAC, MAC e EJC no mapeamento nacional. A iniciativa, visa identificar a presença e a atuação destes serviços nos 18 regionais do Brasil. Em 2021, o EJC celebrará 50 anos, e o EAC e o MAC também participarão das festividades do Jubileu. Assim, o cadastro será uma forma de viabilizar as informações do evento celebrativo, entre a articulação nacional dos serviços e as coordenações diocesanas.

 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, há alguns anos, iniciou este trabalho de mapeamento e agora, com a ajuda dos articuladores regionais dos serviços EAC, MAC e EJC, deseja intensificar e alcançar o maior número possível de grupos destas expressões.

“Desde de 2017, a CEPJ vem buscando os documentos deixados pelo Padre Alfonso Pastore e vem tentando mapear os grupos existentes nos 18 regionais da CNBB. Demos início a este trabalho, junto com os padres diretores espirituais, jovens e casais articuladores, afim de organizar um documento nacional para esses serviços e ao mesmo tempo preparar os 50 anos (2021) do EJC”, declarou Padre Toninho, assessor externo da CEPJ.

O cadastro do EJC, segundo Narieudes Lima, 29 anos, é de suma importância para que se viva a unidade neste serviço, sobretudo neste tempo em que se aproxima o jubileu de 50 anos.

“Na certeza de nos encontrarmos em um só serviço, na unidade da alegria, esse cadastro será a concretização de que essa ação evangelizadora está no Brasil e no coração da Juventude, espalhada pelas diversidades nos olhares”, declarou o jovem, que é articulador do MAC e do EJC, no Regional Nordeste 1.

Como fazer o Cadastro

A inscrição do mapeamento nacional dos Serviços EAC, MAC e EJC deverá ser realizada por um dos membros do grupo dirigente/grupo de cinco do movimento de cada comunidade/paróquia. Os articuladores diocesanos, juntamente com os regionais, auxiliarão neste processo. Nas paróquias onde um dos serviços esteja desativado, a inscrição deverá ser realizada pelo articulador diocesano.

Faça aqui a inscrição do seu serviço no mapeamento nacional:

“Há o intuito de, também, mapearmos onde pode ser apresentado e implantado cada movimento, inserir os três em cada comunidade ou paróquia, bem como estreitar a comunicação a nível nacional, de forma que se tenha ainda mais unidade, assim como é a nossa igreja”, afirmou Marcela Araújo, jovem de 28 anos, que atua como articuladora do EAC, MAC e EJC, no Regional Centro-Oeste.

O cadastramento, segundo a articulação nacional dos serviços, será de fundamental importância, para a continuidade dos preparativos da celebração do cinquentenário do EJC. Baixe aqui os materiais de divulgação da ação e compartilhe pelo Brasil!

>> Fique ligado! Você que faz parte do grupo dirigente/grupo de cinco em sua comunidade ou paróquia, não deixe de fazer a inscrição do seu serviço. Vamos apresentar a beleza e a diversidade da juventude que constantemente se encontra com Cristo, e se torna por este encontro, um protagonista na evangelização!

Por Maurício Lucena, da Redação do Jovens Conectados.

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais