Uma cruz simples e de pouca beleza: a história dos símbolos da JMJ que não deixa de atrair milhares

Uma cruz simples e de pouca beleza: a história dos símbolos da JMJ que não deixa de atrair milhares

No fim desta sexta-feira, 19, os sinais chegaram à Casa da Juventude Comunidade Católica (Caju) para a Vigília Solene que durará até às 6h, onde os jovens e suas famílias se emocionaram ao ver estes “simples” símbolos entregues pelo Papa João Paulo a toda juventude do mundo inteiro, em 1984.

Lena Cruz, membro da Caju, também se comoveu muito ao receber os sinais em sua comunidade, sobretudo porque conduziu o Ícone de Nossa Senhora para o local da vigília. “Foi impossível não me lembrar da minha história pessoal e da minha história com Deus”, declarou ao dizer que se sentiu extremamente agraciada, ainda mais que a Casa da Juventude está em fase de construção de uma capela dedicada ao beato João Paulo II.

O assessor nacional da Comissão da Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa, participou da vigília e afirmou que esta não é uma cruz qualquer. De acordo com o assessor, os símbolos foram entregues pelo Papa e estão no coração dos jovens do mundo inteiro.

Após a Missa de abertura da Vigília Solene, presidida pelo padre Lucivaldo Corrêa, membro também da Caju, o Missionário Shalom animou os jovens e, em seguida, teve início a madrugada de louvor e adoração que acontece até a manhã deste sábado, quando os símbolos da Jornada serão conduzidos até à Paróquia Santa Maria Goretti.

Via Sacra realiza meditação a partir dos símbolos da JMJ

Ainda na noite desta sexta-feira, 19, os fiéis da Arquidiocese de Belém participaram de um momento todo especial, característico das sextas-feiras das Jornadas Mundiais da Juventude com o Papa: a oração da Via Sacra. A meditação foi realizada na Paróquia Santa Cruz, onde os jovens fizeram a encenação de cada estação da Via Crucis.

Segundo o pároco, Padre Paulo Cézar Falcão, a chegada dos sinais da Jornada Mundial foram bem preparada e aguardada pelos paroquianos. “Quando a cruz viria aqui de novo?”, exclamou padre Falcão ao destacar que a igreja precisava realmente se preparar para que fosse “um momento único”.

Além da Paróquia Santa Cruz, os sinais também estiveram nesta noite na Universidade da Amazônia (UNAMA), Hospital Metropolitano, Shopping Castanheira, Centro Universitário do Pará (CESUPA), Colégio Salesiano do Trabalho, para um encontro com todos os colégios católicos de Belém, e na Universidade do Estado do Pará (Uepa), para encontro com os jovens universitários da cidade.

 

Por Gracielle Reis

Colaboração de Clarissa Medeiros

Foto: Ana Elaine Nascimento

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email