Um especial convite para as juventudes brasileiras

Um especial convite para as juventudes brasileiras

Queridos/as jovens, com o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”, somos chamados a iniciar juntos/as um caminho em direção à Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

Essa Assembleia não será apenas dos bispos ou de uma elite, mas de todo o Povo de Deus! Cientes de que “somos o agora de Deus”, somos também chamados, como membros da Igreja, a participar deste evento que acontecerá em chave sinodal.

Mais uma vez, agora é hora de participarmos deste importante momento da vida de nossa Igreja e podermos soltar a nossa voz, manifestando nossas esperanças e inquietudes. Mas como poderemos falar e sermos ouvidos nesta Assembleia? Em preparação para a Assembleia, estamos vivendo um amplo processo de escuta para que se possa discernir juntos/as a vontade de Deus.

Você, jovem, poderá participar tanto individualmente quanto comunitariamente. O primeiro método tem o objetivo de que você possa apresentar contribuições individuais específicas e/ou gerais. Já nas reflexões em grupo, aquela comunidade irá refletir, aprofundar e dialogar sobre o conjunto de todo o processo de escuta, com a possibilidade de contribuir em temas específicos. Para as contribuições em grupo, poderão agendar encontros presenciais ou virtuais. No entanto, não podemos nos esquecer da situação de pandemia que estamos vivendo e deveremos seguir as regras oficiais locais e protocolos eclesiais aplicáveis em cada local e em cada situação específica.

Este é um grande e importante momento da Igreja na América Latina, neste nosso continente tão sofrido, explorado e cheio de diversas realidades que nos inquietam. Junto ao nosso povo, como juventudes missionárias, queremos nos colocar a caminho em defesa da vida, partilhando nossos sonhos, lutas, desafios e potencialidades, reafirmando cotidianamente nosso sim ao chamado de Deus nas nossas vidas, chamado que nos interpela cada dia mais a sermos Igreja em saída, sinodal e em rede.

Todas e todos são convidados e convidadas a serem parte desse caminho, a participarem deste processo de escuta por meio do link asambleaeclesial.lat/escucha.

 

da redação com informações de Verônica Michelle Gonçalves e Vinícius de Matos Brandão Raposo – representantes da Pastoral Juvenil CNBB na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email