“Ter contato com a Cruz é tocar no ápice do amor de Deus”, declara jovem

“Ter contato com a Cruz é tocar no ápice do amor de Deus”, declara jovem

Na tarde desta sexta-feira, 27, ao repique dos sinos, os símbolos foram entronizados na Catedral, onde os jovens da arquidiocese apresentaram o histórico e hinos das Jornadas Mundiais.

“Ter a cruz e o ícone aqui é um motivo que emociona, pois a partir desse momento, vemos que os jovens de São Luís se agregam agora aos passos da caminhada da JMJ”, ressaltou o Bispo Auxiliar de São Luís, Dom José Carlos Chacorowisk, ao enfatizar que os símbolos passarão pela cidade, mas o seu significado não deve passar: “O Crucificado permanece e também a proposta de proclamar a vida nova de Jesus Ressuscitado”.

A experiência com a Cruz

“Para mim foi uma grande graça tocar na Cruz e, quando foi passado pelas mãos dos alunos da universidade, foi muito emocionante”, relata o estudante de história da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Rodrigo Duarte. Para ele, este momento representou um testemunho aos outros colegas de universidade de que não se deve ter medo de proclamar o senhorio de Jesus.

Rodrigo conta ainda como foi grande a sua expectativa para a chegada da Cruz em São Luís e diz que não imaginava poder tocar no símbolo. Agora espera ansiosamente pela JMJ, no Rio de Janeiro: “Como esperei a Cruz, espero agora pelo menos, chegar bem perto do Papa. Tudo depende da graça e da misericórdia de Deus”.

Celebração Eucarística

O ponto alto da visita dos símbolos na Catedral foi a Santa Missa presidida por Dom José Carlos e co-celebrada pelo Bispo Auxiliar Emérito de São Luís, Dom Geraldo Dantas, scj, e demais sacerdotes da Igreja local.

Durante a homilia, o bispo auxiliar recordou os 400 anos de evangelização em São Luís, “quando a cruz do Senhor foi aqui plantada”. Dom José Carlos convocou ainda o povo a não se assustar com a cruz de Jesus e a não fugir dela, pois “se ela foi capaz de transformar o apóstolo Paulo, quanto mais não poderá fazer por nós”.

Por fim, o bispo convidou os jovens e todos os fiéis presentes a germinar a solidariedade e a construirem uma Igreja que ama Jesus e Sua Mãe, Maria Santíssima. “Sejamos nós os novos anunciadores da Palavra de Deus”, finalizou.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email