Tarde cultural com visita a Igreja Histórica em semana missionária em Campos (RJ)

Tarde cultural com visita a Igreja Histórica em semana missionária em Campos (RJ)


Na tarde de quarta-feira (17) peregrinos visitaram a Igreja de Santo Amaro, que será elevada a Santuário pelo bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco. Construída pelos monges beneditinos foi uma das primeiras igrejas na cidade. Hoje a festa que acontece no dia 15 de janeiro atrai fieis de todo Brasil. Os jovens de diversas nacionalidades puderam percorrer o Caminho de Santo Amaro roteiro religioso percorrido por romeiros e pagadores de promessa na madrugada do dia 15, e que será transformado em rota de turismo religioso.

A visita a igreja foi concluida com uma apresentação da cavalhada, folguedo de origem lusa que é encenado nos festejos do santo, conhecido como “padroeiro da baixada campista”. Foi um momento emocionante para os moradores que fizeram festa para recepcionar os visitantes. Ao som da Lira Santo Amaro os peregrinos assistiram a um espetáculo de beleza e de fé.

“Para nós foi um momento inesquecível. Jamais nos esqueceremos dos peregrinos de tantas raças e nações que puderam viver esse momento de devoção, percorrendo o caminho que ainda hoje é percorrido por tantos devotos. A comunidade deSanto Amaro neste dia vive um momento de alegrias, vamos guardar no nosso coração.”, disse Maria da Conceição Ramos.

Uma média de 250 peregrinos vindos da Costa Rica, Espanha, Alemanha, Venezuela, Índia e do México para a Pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Recebidos com festa, os visitantes estavam empolgados em participar das manifestações histórico-culturais da Baixada Campista. Para os moradores a visita dos peregrinos foi importante já que tiveram oportunidade de mostrar um aspecto importante da cultura local, alem da devoção ao santo de origem italiana.

De acordo com a diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Néri Alvarenga, é interessante mostrar aos visitantes as manifestações culturais e religiosas oferecidas no município de Campos.

– Estamos muito satisfeitos em poder proporcionar aos peregrinos, esta tarde histórica na Baixada Campista. Nossos guias turísticos estão trabalhando para explicar os fatos e esclarecer possíveis dúvidas. Temos ainda, tradutores, que auxiliam na comunicação entre todas as pessoas – disse Ana Néri.

A mexicana Liz Aviles, 21 anos, disse estar encantada com o povo brasileiro e toda a história do município de Campos. Segundo ela, as pessoas são muito receptivas, o que facilita o entrosamento dos visitantes, deixando todos mais à vontade. Ela afirmou que estar no Brasil hoje é um sonho realizado.

– No México nós costumamos dizer que um sonho sonhado por um, é apenas um sonho, mas um sonho em conjunto é o primeiro passo rumo à realidade. É muito bonito ver todos estes povos reunidos com o propósito do bem, do amor e da comunhão – finalizou a peregrina.

Os visitantes  assistiram também na quarta-feira, às 20h, ao espetáculo “A Evangelização na Planície na Planície Goitacá”, nas escadarias da Câmara Municipal. O tema será a história da fé em Campos.

Por Ricardo Gomes
Fotos: ASCOM/PMCG

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email