Sou jovem e leigo: o que a Igreja Católica espera de mim?

Sou jovem e leigo: o que a Igreja Católica espera de mim?

Fala aê leiguitude!!! kkk* No quarto domingo de agosto celebramos o dia de oração pela vocação dos ministérios leigos e como coincide com o último domingo do mês, comemoramos também o dia nacional do catequista.

E está quase começando setembro, mês da Bíblia, onde a gente vai meditar sobre o livro da Sabedoria. Já leu?

Mas, na verdade, hoje eu queria falar justamente sobre como podemos viver a nossa identidade de leigos, ou seja: como viver com sabedoria nossa vida de leigo ou leiga na Igreja. Pra falar a verdade, poderíamos falar de muitas coisas. Sério, MUITA coisa. Mas vamos tentar resumir.

Podemos começar falando o seguinte: tudo o que você faz, você faz como batizado. Se você não recebeu a ordenação sacerdotal, então você é leigo: alguém que é parte da Igreja e dá testemunho dela. Simples, né? Na prática, a Igreja espera que você seja o rosto de Deus para as pessoas com quem você vive. Então, tudo o que você diz e faz não é só problema seu ou “a sua opinião”, mas deve ser também a opinião de Jesus e da sua Igreja. Sabe por quê? Porque nós somos o povo de Deus, nós somos a Igreja.

Não basta colocar tudo na conta do padre, não. Nós também somos Igreja Católica. Nós, pelo batismo, somos “católicos oficiais”, representantes da Igreja Católica.

A evangelização que cada um pode fazer, assumindo a sua identidade batismal, é enorme. Existem coisas que só nós leigos podemos fazer. Quem vai fazer as coisas na paróquia? Quem vai ajudar nas pastorais? Quem vai tocar na missa? Quem vai criar soluções coerentes com a fé católica para os problemas do mundo? Esse testemunho da fé, de uma sociedade justa, é uma das expectativas da Igreja em relação à missão do leigo. Por isso, devemos cooperar com a ação de Deus: “a Sabedoria se deixa encontrar por quem a busca” (Sb 6,12-21), e, talvez, quem esteja buscando a Sabedoria encontre você. Isso mesmo, você. Porque você é a Igreja!

por Fabio Araújo dos Santos | Jovens de Maria

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email