Só peço a Deus para me tirar do crime, diz jovem detento no Bote Fé Macapá

Só peço a Deus para me tirar do crime, diz jovem detento no Bote Fé Macapá

detentos_macapa

Na manhã desta terça-feira, 16, após a chegada dos símbolos da JMJ na capital amapaense, Dom Pedro conduziu um momento de reflexão com os presidiários a partir da Paixão de Cristo e do significado dos sinais da JMJ.

“Talvez vocês já tenham visto de perto a morte, mas eu quero dizer que ela não tem a última palavra. Ela foi vencida pela Ressurreição de Jesus”, enfatizou o bispo, ao recordar que a Cruz vai além do que vemos, pois indica o caminho para uma vida nova e não o fim.

Dom Pedro também lamentou o contexto atual de uma sociedade violenta, contudo não representada apenas por aqueles que usam armas, mas também por aqueles que apenas querem deter o poder: “Jesus prefere morrer, apanhar e nunca achou que para mudar o mundo e o coração humano fosse pelo poder, mas pelo amor, pelo bem. Quem vai mudar a história da nossa vida é a bondade. Sejamos bons!”, destacou ao convidar os jovens presidiários a optarem pelo caminho do bem.

“Quem tem mais coragem: aquele que se esconde atrás das armas ou quem busca viver a força do amor?”. Este foi o questionamento do bispo que ressaltou que somente o amor pode transformar o mundo, sendo esta uma atitude própria somente “dos que tem coragem”. Dom Pedro os convidou a serem corajosos, mas sem armas. “Os que usam armas são os fracos. Jesus está vivo e continua a vencer a morte com a vida, o mal com o bem”, resumiu.

Por fim, o prelado convidou os jovens a tocarem na cruz para que este gesto simbolizasse o próprio Cristo tocando em seus corações, pois “nada é impossível para Deus”, como concluiu Dom Pedro.

Chegada dos símbolos em Macapá

O dia começou cedo na cidade macapaense! Jovens recepcionaram a Cruz e o ícone de Nossa Senhora às 1h45 desta terça, no Aeroporto Internacional de Macapá. Em seguida, eles foram conduzidos à Catedral de São José, onde foi celebrada a Missa presidida por Dom Pedro, às 6h, e permaneceu até sair em carreatas pelas ruas e paróquias da cidade.

Antes da celebração no IAPEN, os símbolos visitaram o 34º Batalhão de Infantaria da Selva, onde os militares do Exército participaram de momentos de oração diante do Ícone e da Cruz, que segundo o responsável do Setor Juventude da Diocese de Macapá, padre Lourenço Filho Araújo, é sinal de esperança para um mundo renovado.

Padre Lourenço, ao mencionar que a corrupção no estado do Macapá é algo quase que cultural, afirma que a chegada desses símbolos é sinal de renovação e de perspectiva de mudanças para os jovens. “Estes são sinais da nossa fé e uma oportunidade de diálogo com quem não acredita, mesmo em meio aos conceitos desta sociedade pós-moderna, como o ateísmo e laicismo”, refletiu.

O Bote Fé na diocese acontece dentro da programação do tradicional Círio de Nazaré que, além de Belém (PA), também é celebrado todos os anos na cidade.

Confira o que acontece ainda hoje no Bote Fé Macapá e nesta quarta-feira:

16h30: Chegada da carreata na Paróquia Santa Teresinha
18h: Parada na Universidade Federal do Amapá (Unifap)
19h: Acolhida dos símbolos no monumento Marco Zero. Momento de oração com as Paróquias Sagrado Coração de Jesus, Bom Pastor e Jesus Bom Samaritano
19h20: Carreata à Igreja São José. No percurso, a carreata passará em frente às paróquias São Pedro e Nossa Senhora da Conceição
20h30: Festival da Juventude, na praça da São José, com a Banda Dominus

Quarta (17/10):

7h30: Concentração e saída da Igreja São José
8h: Acolhida dos símbolos da JMJ na Paróquia São Benedito
8h30:
Carreata até o Parque dos Buritis
9h30:
Chegada à Escola Estadual Lima Neto
11h:
Carreata até a Catedral. No percurso, a carreata passará em frente à Paróquia Jesus de Nazaré
12h:
A Cruz dos jovens e o Ícone de Nossa Senhora ficarão em exposição na Catedral – Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Macapá
14h30: Concentração na Catedral e animação
15h: Caminhada no Centro de Macapá
18h:
Novenário do Círio de Nazaré
19h:
Missa presidida por Dom Pedro. Após a Missa caminhada até a Igreja São José
20h30:
Show com Flavinho, em frente da Igreja São José

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email