Sinodalidade foi tema do 2º Encontro da Pastoral Juvenil na Diocese de Valença

Sinodalidade foi tema do 2º Encontro da Pastoral Juvenil na Diocese de Valença

Nos dias 25 e 26 de fevereiro do decorrente ano, aconteceu o 2º Encontro promovido pela Pastoral Juvenil da Diocese de Valença – RJ, para Coordenadores e Assessores das Expressões Juvenis. Tivemos como tema: Sínodo e Sinodalidade, por uma Juventude que Caminha Junta!

Contamos com a presença do Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo diocesano e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude no Brasil e dos Padres Márcio Xavier (Assessor diocesano da Pastoral Juvenil), Pe. Gétero e Pe. Henrique que contribuíram com o nosso Encontro Diocesano. Em bate-papo com as expressões juvenis, ouvimos deles que a realidade da evangelização está em um período de adaptação pós pandemia, onde eles sofreram com as consequências, antes, durante e depois. Por isso que as expressões jovens estão procurando se reestruturarem novamente.

No entanto, ouvimos das falas dos coordenadores e assessores uma preocupação em relação a nossa juventude, tais como: gravidez na adolescência, a preocupação de se instruir na vida (faculdade, emprego, família), relacionamento afetivo, suicídio, ansiedades e a realidade da depressão e suas consequências que mostra-se presente e precisa de uma maior atenção a todos que fazem parte das Comunidades.

Os grupos também colocavam em debates no encontro que estão se redescobrindo, reformulando, procurando trabalharem questões sociais, emocionais e espirituais e, procurando ter um olhar acolhedor, uma escuta melhor nos seus grupos para caminharem juntos.

Foi um encontro produtivo com reflexões, partilhas, momentos litúrgicos celebrativos e de cultura folclórica que os jovens e assessores reproduziram das suas regiões suscitando em todos o desejo de caminharem juntos e se fazerem juntos por uma Juventude Sinodal!

 

por Padre Márcio Xavier (Assessor diocesano da Pastoral Juvenil)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email