Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul festeja a beatificação do jovem Carlo Acutis

Publicado em 7 de outubro de 2020 Por Seja o primeiro a comentar!

Chamado pelo Papa Francisco de “ciberapostolo”, faleceu em 2006 e será declarado beato no sábado, 10 de outubro.

O Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul irá festejar a beatificação do jovem Carlo Acutis, chamado pelo Papa Francisco de “ciberapostolo”. Falecido em 2006, acometido por leucemia, aos 15 anos, ele será proclamado beato da Igreja Católica no sábado, 10 de outubro, em Assis na Itália.

Na Diocese de Caxias do Sul, as comemorações iniciaram no dia 06 de outubro com a live “Juventude e santidade: o testemunho do Beato Carlo Acutis”, com a mediação do jovem Tiago Lessa e a participação da irmã Valéria Andrade Leal, assessora nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo Instagram do Setor Juventude (@ComMissao).

A Missa em ação de graças pela beatificação será celebrada no próximo domingo, 11 de outubro, às 18h30, na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus do bairro Cruzeiro e será transmitida pelo Facebook e YouTube do Setor Juventude (@ComMissãoJovem) e pelo Facebook da Paróquia (@ParoquiaSCJCruzeiro).

O jovem Carlo Acutis nasceu em Londres em 1991, viveu em Milão e faleceu em 2006 de uma leucemia fulminante. Carlo era um jovem normal como todos os outros de sua idade, mas o que lhe fazia especial era seu amor em evangelizar e ajudar os que mais precisam. O livro “Um Gênio da Ciência da Computação no Céu” conta como Carlo utilizava redes sociais para evangelizar. Ele era um gênio capaz de desenvolver programas de computador melhor do que os acadêmicos.

Carlo sustentava sua fé em Nossa Senhora e na Eucaristia, que encontrava todos os dias no altar e também na busca pelos pobres. Em casa, pedia para colocar a sobra de comida em recipientes, para então levá-la aos desabrigados locais. Ele criou um site (www.miracolieucaristici.org) para falar dos milagres eucarísticos comprovados pela Igreja. O portal ainda existe e nele é possível conhecer mais sobre milagres que aconteceram em todo o mundo.

Em 06 de abril de 2019 os restos mortais de Carlo foram transladados para o Santuário do Despojamento em Assis. Carlo será beatificado por um milagre que ocorreu no Brasil, em 2010. Uma criança com problemas no pâncreas teria se curado depois de tocar a relíquia de Carlo Acutis expostas em uma paróquia de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com o assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Marciano Guerra, a beatificação de um jovem é sinal de que juventude também é sinal de discipulado e amor a Jesus. “Estamos muito felizes, porque Carlo Acutis nos aponta para a Eucaristia, ou seja, para Cristo que se faz presente na vida da Igreja ao longo de toda a história. Esse jovem nos mostra que um caminho diferente é possível, que os jovens dão esse testemunho de amor ao Senhor. Vamos celebrar para agradecer a Deus por esse sinal em nosso meio”, salienta.

Por: Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul/RS.

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais