“Ser santo é amar”, afirma bispo de Osasco em encontro do Setor Juventude

“Ser santo é amar”, afirma bispo de Osasco em encontro do Setor Juventude

Mais de 100 jovens de paróquias e movimentos diocesanos reuniram-se durante em Osasco (SP), para um encontro de formação e partilha sobre os desafios e perspectivas da evangelização da juventude em todas as regiões pastorais da Diocese de Osasco.

Um dos momentos marcantes do congresso foi a Santa Missa de encerramento presidida pelo Bispo de Osasco, Dom Ercílio Turco. O bispo parabenizou a juventude presente pela dedicação nos trabalhos desenvolvidos e pelo compromisso com o evangelho alegre, que reflete a luz de Cristo. Na homilia, Dom Ercílio ressaltou a busca constante pela santidade. “Quando nos é pedido ‘sede santos’, devemos viver aquilo que Deus é, e Deus é amor. Ser santo é, então, amar! Devemos nos comprometer com o Amor por meio da oração, meditação e do exercício constante da caridade. O amor é animador, libertador e criador. Somos portadores do verdadeiro amor. Vocês são santuário do Amor”, afimou.

Dom Ercílio finalizou a homilia enfatizando sua confiança na juventude: “Parabéns pelos grupos de jovens. Desejo que aqueles que encontrarem os grupos de vocês, possam dizer: ‘Vejam como eles se amam!’. Eu confio em vocês. Firmes na fé, sejam fortes no exercício do bem”.

Pela manhã, Padre José Rocha esteve com os jovens e propôs uma reflexão sobre as bem-aventuranças e o ardor missionário da juventude, suscitado a partir de uma experiência com Cristo. Em grupos, os jovens partilharam sobre os desafios enfrentados nas regiões de trabalho e juntos pontuaram o que é possível ser feito para superá-los.

O assessor diocesano do Setor Juventude, Padre Marcelo Pereira, explicou que o congresso reflete o momento de executar os trabalhos. “Queremos primeiro conhecer a realidade de nossa juventude e, então, agir na evangelização, com atitudes e gestos concretos. A partir das conclusões apontadas no congresso, queremos levar o conteúdo para o conselho de presbíteros e, assim, desenvolvermos um material concreto que funcione como um subsídio para o Setor Juventude Diocesano”.

O Setor Juventude diocesano atua em todas as regiões pastorais da diocese, unindo as diversas expressões dos jovens católicos. Ao longo deste ano, estão sendo planejados encontros de formação para lideranças, jornadas regionais, vigílias de oração, semanas de missão e outros eventos para a juventude.

Fonte: Diocese de Osasco

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email