Santuário de Candeias (BA) recebe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Santuário de Candeias (BA) recebe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Os símbolos chegarão à cidade de Candeias às 20h30, na Rua da Esperança, Centro. Deste local, serão levados em procissão até o Santuário local. Após a acolhida, haverá a Santa Missa, presidida por Frei Cristiano Freitas, pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias e responsável pela chegada da Cruz na Diocese. No decorrer da madrugada, os paroquianos permanecerão na Igreja, em vigília, até as 05h da manhã do dia seguinte. Logo após, os símbolos seguirão para outras paróquias da Diocese.

A Cruz e o Ícone da JMJ brindam, além dos fiéis católicos do município, os 37 jovens de Candeias que neste ano contemplaram-nos de perto, ao participarem da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em Madrid/Espanha, no mês de agosto.

Para um dos organizadores da chegada da Cruz no município de Candeias, Celmar Batista, que já peregrina há três Jornadas Mundiais (Alemanha, Austrália e Espanha), receber a Cruz na cidade representa a emoção de estar próximo da Igreja, através do símbolo da fé católica. “Essa cruz é especial, porque com ela nos lembramos do nosso Papa João Paulo II, quem primeiro a remeteu ao mundo. Mas também nos recordamos do nosso atual Papa Bento XVI, que enviou esta Cruz ao Brasil. Além disso, vem junto o Ícone de Nossa Senhora, pois onde está a cruz, ali está Maria”, ressalta.

A Cruz e o Ícone

A Cruz foi entregue aos jovens em 1984, pelo Papa João Paulo II para que a levassem por todo o mundo. Desde 1994, a Cruz, que mede 3,8 metros, peregrina nos países que recebem a JMJ e já passou por todos os continentes. Em 2003, o Papa João Paulo II contemplou a juventude com o segundo símbolo da fé, para seguir acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

A Cidade dos Milagres

A cidade de Candeias/Ba, que atualmente possui uma população de mais de 83 mil habitantes, segundo dados apurados em 2010 pelo do IBGE, e uma numerosa quantidade de católicos, é conhecida por casino online greece seus acontecimentos milagrosos. Candeias, que no latim significa luz recebeu esse nome após um milagre de Nossa Senhora, que, como padroeira da cidade, recebe o mesmo título. Conta a lenda, que uma jovem cega sob inspiração da Virgem banhou os olhos num córrego que cortava o município. Após esse feito a menina voltou a enxergar. No córrego foi construído um templo que passou a ser chamado de Fonte dos Milagres. A Fonte está situada próximo ao Santuário.

Outro fato de cura dos olhos aconteceu com uma menina chamada Stephany, em agosto de 2001. Cega, desenganada pelos médicos, a menina começou a enxergar após sua mãe ter tido um sonho com Nossa Senhora das Candeias e ter banhado seus olhos nas águas da então Fonte dos Milagres. Até hoje Stephany, que reside em Vitória do Espírito Santo/ES, é acompanhada por oftalmologistas renomados.

O Santuário

O Santuário de Nossa Senhora das Candeias, construído no século XVIII, está localizado no centro do município, com sua fachada voltada para a Baía de Todos os Santos, de costas para a cidade. O Santuário é uma Igreja de peregrinação e recebe durante todo o ano centenas de romeiros que, no local, costumam dar três voltas, descalços, antes de banharem-se na Fonte dos Milagres.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email