Rio de Janeiro vai sediar Encontro Nacional de Jovens de Movimentos e Novas Comunidades em 2018

Rio de Janeiro vai sediar Encontro Nacional de Jovens de Movimentos e Novas Comunidades em 2018

Depois de muita expectativa, finalmente foram divulgados o local e data do próximo Encontro Nacional de Jovens dos Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC): dessa vez será o Rio de Janeiro a receber o encontro, de 10 a 15 de julho de 2018. As inscrições serão feitas no site do Jovens Conectados, ainda neste ano, em data a ser divulgada.

 

O evento contará em sua programação com formações, momentos de espiritualidade, festival das expressões, Missa, Adoração, dia de missão em diversos locais da capital fluminense e muita integração entre os jovens dos diversos carismas. Estarão presentes palestrantes de todo o Brasil, além de padres e bispos referenciais para a juventude dos regionais e da Comissão para a Juventude da CNBB (CEPJ). Os temas das formações versarão sobre a Pastoral Juvenil, Sínodo dos Bispos sobre os jovens – que acontecerá em Roma em outubro de 2018 – e a realidade específica das novas comunidades e movimentos na Igreja hoje.

O encontro nacional será promovido pela CEPJ e Setor Juventude da Arquidiocese do Rio e poderão participar até 10 jovens de cada expressão, incluindo os líderes jovens e assessores adultos. Depois de 5 anos da JMJ Rio, os jovens se reencontrarão na Cidade Maravilhosa e também viverão a expectativa para a JMJ do Panamá, em 2019.

Edições anteriores
O I Encontro Nacional de Jovens aconteceu no ano de 2010, no Centro de Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP) e foi organizado pelo então Setor Juventude da CNBB. O evento reuniu cerca de 500 jovens e assessores entre as lideranças nacionais de movimentos e novas comunidades que, na época, se preparavam para a Jornada Mundial de Juventude de Madrid, Espanha, em 2011. Na ocasião, foi lançado o site Jovens Conectados, com o objetivo de congregar notícias e informações sobre as várias expressões eclesiais dedicadas ao trabalho com a juventude.

Já a segunda edição aconteceu em Belém (PA), em julho de 2015, quando estiveram presentes cerca de 300 jovens de mais de 40 expressões de todo país. O encontro teve como tema “Saiamos para anunciar a vida de Jesus Cristo” (EG nº49), trecho da Exortação Apostólica do Papa Francisco, da Evangelli Gaudium, e a iluminação bíblica foi retirada do Evangelho de São Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

>> Veja AQUI a cobertura completa do #ENJMC de Belém

Por Gracielle Reis

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email