Retiro Espiritual do Setor Juventude da Diocese de Palmeira dos Índios/AL

Retiro Espiritual do Setor Juventude da Diocese de Palmeira dos Índios/AL

Guiados pelo Espírito de Amor, abandonados à Divina Providência, e tendo como base a passagem extraída do Evangelho de São Lucas, a Comissão Diocesana do Setor Juventude com o Padre Ronny Dennysson como assessor diocesano, realizou o II Retiro Diocesano para Líderes e Coordenadores Jovens. O retiro espiritual, aconteceu no Centro de Treinamento Pio XII, em Palmeira dos Índios sede da nossa Diocese, nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro, e trouxe como proposta uma experiência de deserto, silêncio, oração e contemplação.

Longe do barulho, das torrentes de informação e da rotina agitada da sociedade, que os 80 jovens advindos de todos os setores da Diocese, tiveram a oportunidade a enxergarem como filhos, as heranças e riquezas que se escondem no Abraço de Deus, conforme escreve Henri Nouwen em seu livro intitulado como “A Voltado Filho Pródigo: A história de um retorno para casa”, utilizado como subsídio para o Encontro.

O pregador foi o Padre Thiago Henrique Soares Pinto Tavares, pastor da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Pão de Açúcar, superintendeu a juventude durantes esses dias a retornarem ao primeiro Amor das nossas vidas: Deus! E nos alertou para a realidade de estarmos dispostos a ser cristãos católicos autênticos na vivência da nossa fé. Mostrou-nos que como filhos ainda não sabemos Amar como Àquele Pai amou os seus. Nos apontou, conforme narra a Sagrada Escritura, que enquanto o filho mais novo colocou seu Amor nos bens e no dinheiro, e, o filho mais velho em ser reconhecido e bem visto, o Pai daquela parábola foi o único que soube Amar Verdadeiramente! (cf. Lc 15, 20; 31-32). Foi um sincero e autêntico abraço divino em nós!

 

Além da Celebração da Santa Missa todos os dias, rezamos o Ofício da Imaculada Conceição, Liturgia das Horas, Terço entre outros momentos de oração Mariana, que pudemos reavivar em nossos corações, a certeza de que além do Abraço do Pai, temos um Regaço Acolhedor que nos faz sentir esse abraço ainda mais intenso, a nossa Mãe Maria Santíssima. Esteve presente também o Padre Fábio Freitas para atender as confissões que eram feitas a cada deserto ou reflexão.

Em meio a tantas atividades, “é importante realizar o retiro para jovens porque damos a eles a possibilidade de afastar-se um pouco do lugar de convívio, deixar suas atividades diárias e buscar uma reflexão mais profunda para que assim também possam guiar os seus grupos e movimentos com mais ardor, pois, o retiro nos possibilita o recolhimento para a oração e um encontro mais profundo com Deus”, conclui o Padre Ronny.

Agradecidos pela misericórdia de Deus, e auxiliados pela Virgem do Amparo, pedimos ao Santo Espírito de Deus que nos faça sempre cair em nós mesmos e percebermos que longe de Cristo, não seremos ricos daquilo que somente o céu pode nos conceder.

Por: Padre Ronny Dennysson – assessor diocesano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email