Regional Sul 2 – Paraná, realiza Encontro Regional da Pastoral Juvenil

Regional Sul 2 – Paraná, realiza Encontro Regional da Pastoral Juvenil

934848_682502641856972_8141505972993685475_n-1

De 31 de outubro a 02 de novembro, a Diocese de Guarapuava-PR recebeu representes das múltiplas expressões de juventudes que compõem o Regional Sul 2 a fim de efetivar a proposta de Pastoral Juvenil no mesmo. Participaram também, Dom Anuar Battisti, bispo referencial de Pastoral Juvenil e Universitária do Regional Sul II, Pe. Mario Spaki, secretário geral do regional e Pe. Joel Nalepa, assessor de Pastoral Juvenil do regional.

João Guilherme de Mello Simão, secretário de Pastoral Juvenil do regional foi quem conduziu o andamento da assembleia, que contou com a animação da Banda dos Barbosas(Diocese de Guarapuava), e do grupo JUCAJU.

Durante a assembleia os presentes foram iluminados com a exposição do Mestrando em Teologia da PUC-PR Angelo Alberto Diniz Ricordi denominada “Encontro com Cristo: Fundamentos Teológicos para uma Pastoral Juvenil” e do Ir. João Batista, FMS intitulada “Encontro com Cristo: Experiência concreta de Vida”.

Ricordi apresentou os fundamentos teológicos para uma Pastoral Juvenil pelo tripé do Conhecer, Viver e Orar pautados na exortação apostólica Evangelii Gaudium, Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe e na Sagrada Escritura.

Ir. Batista partindo de sua experiência mostrou a importância de estar com os jovens no dia a dia e no espaço deles, ou nas palavras dele “é necessário ser conhecido e amado pelos jovens para então poder apresentar e tornar Jesus conhecido e amado para eles”.

Depois, os participantes foram para os grupos de trabalho, segundo a proximidade de dioceses, a fim de partilhar os encontros locais realizados ao longo do ano, bem como elencar as linhas de ação para o Regional Sul 2 e para as Dioceses.

No domingo, o dia começou com a celebração eucarística, e a aclamação dos apontamentos realizados pelos grupos de trabalho do dia anterior, ficando deliberado:

Regional Sul II

Prioridade

Promover um curso de capacitação de assessores, com realização anual, com a duração de um final de semana, com o objetivo de capacitação técnica e acompanhamento juvenil, tendo em vista uma futura escola de formação (2016).

Ações da Pastoral Juvenil

-Divulgar e articular as atividades permanentes (Semana da Cidadania, Estudante, DNJ, JDJ…) nas Dioceses, a fim de apresentar essas atividades para todas as expressões juvenis.

Elaborar subsídio com as funções e papéis de cada instância, bem como a missão do Regional Sul.

Propostas para as Dioceses

Mapeamento sócio-eclesial que contemple o diagnóstico da realidade juvenil (social, econômico, cultural, eclesial…), apontando as necessidades das expressões para, assim, elaborar um planejamento para a ação evangelizadora da juventude na Diocese.

Fortalecimento/criação das estruturas diocesanas que trabalham com juventudes (Setor Juventude/Pastoral Juvenil).

Secretaria liberada para trabalhar com a ação evangelizadora das juventudes.

Formação dos Documentos da Igreja para as lideranças juvenis, com o objetivo de vivência e partilha dos documentos e da vida das juventudes/grupos.

Formação de assessores/articuladores: a Diocese fica responsável pela formação dos assessores/articuladores/lideranças paroquiais e o Regional pela formação dos assessores diocesanos.

Trabalho para despertar novos assessores/líderes.

Incentivo à leitura orante com as lideranças juvenis.

As atividades das expressões contemplem as oito linhas de ação do Documento 85.

Formação integral, por meio de conscientização vocacional auxiliando o jovem a definir e a elaborar o seu projeto de vida.

Sugestão: para o próximo encontro, sugestão de que cada Diocese traga o desdobramento de, ao menos, duas dessas propostas.

Ainda foi nomeada a Equipe de Trabalho de Pastoral Juvenil do Regional Sul II, da seguinte forma:

-Ir. Cristina Schork e Francine dos Santos Grosso. (Congregações Religiosas);

-Lucas Oliveira e Pe. Joel Nalepa (Pastoral da Juventude);

-Tatiane dos Anjos e Bruno André Souza Colodel (Novas Comunidades);

-Cleiton Santana e Artur Vinicius (Movimentos);

-Contando ainda com Dom Anuar Batistti, bispo referencial e João Guilherme de Mello Simão, secretário regional.

Ficou acertado que para o próximo ano acontecerá o encontro de formação para assessores no primeiro semestre e nos dias 05 e 06 de setembro o encontro anual da Pastoral Juvenil para avaliar e animar a caminhada nas dioceses, a realizar-se em Paranaguá.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email