Bispos referenciais e padres articuladores da Juventude se reúnem em Brasília-DF

Bispos referenciais e padres articuladores da Juventude se reúnem em Brasília-DF

Fotos: CEPJ/divulgação

Os 18 bispos referenciais da juventude e os padres articuladores nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos no Centro Cultural Missionário, em Brasília,- DF, para um momento de avaliação e encerramento do quadriênio dos trabalhos da Pastoral Juvenil. Além disso,   o encontro  foi um momento para encaminhamentos das ações pastorais em andamento no âmbito da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da CNBB.

Esta que foi a 23ª reunião da Comissão, e acontece desde que a CEPJ nasceu, tem como objetivo partilhar a caminhada de cada regional no acompanhamento pastoral dos jovens, como encaminhamentos do projeto IDE, que vigorará até 2020, a partir das linhas missão; capacitação; estruturas de acompanhamento; ecologia e políticas públicas.

Sínodo da Juventude: oportunidade de ouvir, ver e sair

O  jovem Lucas Galhardo, do Movimento de Schoenstatt.

Outro assunto aprofundado foi o Sínodo dos Bispos realizado no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018 sobre o tema: “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O  jovem Lucas Galhardo, do Movimento de Schoenstatt, que também já foi membro da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional – CEPJ-CNBB foi convidado para representar a juventude, e partilhar sobre sua participação no Sínodo dos Bispos. Para ele, o que fica de mais importante nessa caminhada sinodal são as açōes concretas, “no Documento Final do Sínodo,  existem diversas recomendaçōes e sugestões para que os jovens possam colocar em prática de acordo com as suas realidades locais, isso é o mais interessante”, diz ele.

No dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, o Papa assinará a  Exortação Apostólica pós-sinodal em forma de ‘Carta aos Jovens’.

Nessa reunião, a CEPJ apresentou o relatório dos 4 anos de trabalho e também organizou a regulamentação e aprovação dos processos e normas para todos os grupos que trabalham junto a CEPJ DA CNBB. Cada regional apresentou o trabalho desenvolvido a partir do IDE, os representantes também falaram sobre Calendário anual, responsabilidades.

Para o assessor nacional da Comissão para a Juventude, pe. Toninho Ramos, ouvir o Lucas em nome da Juventude foi um passo importante. “Essa reunião é muito importante, é um espaço de diálogo, um momento de partilhas”.

Por Valesca Montenegro, redação Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email