Processo de Revitalização da Pastoral Juvenil é apresentado na 58ª Assembleia Geral da CNBB

Processo de Revitalização da Pastoral Juvenil é apresentado na 58ª Assembleia Geral da CNBB

Na manhã desta sexta-feira, 18, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Nelson Francelino, e os assessores Padre Antônio Ramos (Padre Toninho), sdb e Ir. Valéria Leal, Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, apresentaram o processo de Revitalização da Pastoral Juvenil do Brasil, na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Nelson expôs aos presentes na assembleia, os encaminhamentos e os passos do processo de revitalização da Pastoral Juvenil do Brasil, que é baseado na sinodalidade do novo projeto de pastoral de evangelização da juventude. Pensado com os referenciais de juventude dos 18 regionais da CNBB e disponibilizado desde novembro de 2020, o processo consta de três etapas:

PRIMEIRA ETAPA

A primeira etapa será articulada em nível regional e conta com três fases: Primeiro a avaliação do Projeto de Evangelização da juventude do Brasil, IDE jovensconectados.org.br/ide).Depois haverá uma análise da realidade local, para melhor conhecer as possibilidades e limites para a evangelização de jovens. Na terceira fase, serão elencadas sugestões a partir dos principais documentos sobre juventude e pastoral (Cristo Vive e outros textos do Sínodo, DGAE, Doc. 85, IDE) e realidade constatada. Para cada uma dessas fases, já está disponível material com orientações e formulários para as sínteses regionais que deverão ser enviadas para a CEPJ.

SEGUNDA ETAPA

Na segunda etapa do processo de Revitalização da Pastoral Juvenil, todo o material coletado será agrupado para ser analisado no Encontro de Revitalização (previsto para 2022) que quer contar com a participação de representantes de todas as dioceses e expressões juvenis. No encontro, serão também analisadas e aprovadas as propostas recebidas de forma a compor o novo Plano de evangelização da juventude do Brasil.

TERCEIRA ETAPA

A terceira etapa do processo de Revitalização da Pastoral Juvenil, é de concretização nas dioceses que poderão elaborar seus planos de ação tendo em vista o plano nacional, elencando suas prioridades, conforme as realidades.

Assim como junto com os assessores, Dom Nelson, ressaltou a “intensificação da formação na sinodalidede, partilha, inclusão” e a criatividade da Pastoral Juvenil na ação solidaria “É tempo de cuidar”.  A 58ª Assembleia geral da CNBB, que tem como tema central “Casa da Palavra: animação bíblica da vida e da pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”, está acontecendo desde o dia 12 deste mês, de forma on-line e se encerrará na tarde desta sexta-feira, 18.

Por Layla Kamila e Maurício Lucena, da Redação do Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email