Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) celebra 44 anos

Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) celebra 44 anos

Hoje, 09 de julho, a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) completa 44 anos de caminhada pastoral.

A PJMP floresceu na Arquidiocese de Olinda e Recife (Pernambuco) em meados dos anos 70. No dia 09 de julho de 1978 aconteceu o primeiro encontro e nele foi deliberado a criação de um movimento para acompanhar, subsidiar e articular os grupos de jovens do meio popular nas periferias da Arquidiocese. Posteriormente, foi decidido tomar forma de pastoral.

A PJMP nasceu sobre a influência direta de Dom Helder Camara. Sua ação pastoral é baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo e, ao longo da história da Igreja Católica, em tudo aquilo que foi reafirmado no Concílio Ecumênico Vaticano II, nas Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano (Medellín, 1968; Puebla, 1979; São Domingos, 1987; e Aparecida, 2007), nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no Movimento Fraterno Encontro de Irmãos, na Ação Católica, no Movimento de Educação de Base, nos Círculos Bíblicos e na Teologia da Libertação.

Em nosso Plano Político Pastoral Missionário (PPPM 2019-2024), deixamos clara a missão da PJMP: Vivenciar o projeto libertador de Jesus Cristo, sendo Igreja em saída, que testemunha o Reino de Deus e a alegria do Evangelho nas periferias, atuando frente aos desafios eclesiais e sociais, como sinal de esperança nas experiências de fé e nas lutas da juventude do meio popular.

Dia Nacional de Oração 

E nesta data, em todo o Brasil, celebramos o Dia Nacional de Oração pela PJMP, nosso DNO.

O DNO deste ano, refletirá como tema “Por uma educação libertadora: os saberes dos povos originários para esperançar o Brasil.” E como lema temos o título de um livro do Ailton Krenak: “O amanhã não está à venda.” A Iluminação Bíblica faz comunhão com a Campanha da Fraternidade desde ano: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

A PJMP Nacional orienta que nas celebrações e momento que envolvam os 44 anos da PJMP é importante continuar com o uso de máscaras, passar álcool em gel e observar o distanciamento sanitário. As vacinas estão salvando vidas, mas precisamos continuar com os cuidados.

Link para baixar o subsídio e o cartaz do DNO 2022.

da redação por Filipe Xavier, Secretário Nacional da PJMP.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email