Segundo uma nota divulgada pela Santa Sé, o Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, naquela que será a visita mais longa de um Papa a Portugal.
Matteo Bruni, diretor da Sala Stampa da Santa Sé, referiu que, acolhendo o convite das autoridades civis e eclesiais de Portugal, o Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto e que, no dia 5 de agosto, irá visitar o Santuário de Fátima. Esta visita acontecerá por vontade expressa do Santo Padre.
Esta é a segunda deslocação do Papa Francisco a Portugal, depois de, em 2017, ter presidido às cerimónias do Centenário das Aparições no Santuário de Fátima. Essa visita ficou marcada pela canonização oficial dos dois pastorinhos, Jacinta e Francisco Marto.
D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, referiu que a formalização destas datas é a “confirmação da vontade expressa de que, o sucessor de Pedro se quer encontrar, mais uma vez, com os jovens do mundo inteiro. De que os quer escutar, ver e com eles rezar. Com todos”, afirmou.
Além disso, o Cardeal-Patriarca de Lisboa destacou que “o sonho de realizarmos uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal está prestes a cumprir-se”, expressando “minha alegria por poder participar nesta Jornada Mundial da Juventude e expresso a minha gratidão a todas as autoridades do nosso País que nos acompanham e ajudam a tornar possível esta Jornada”.
“Ao Papa Francisco, aos meus irmãos no Episcopado, aos sacerdotes e a todos os voluntários, asseguro a minha oração e peço a Maria, nossa Mãe, que nos ajude a percorrer apressadamente, mas não ansiosamente, as semanas que nos separam dos primeiros dias de agosto”.
D. Manuel Clemente
Também a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) referiu que “é com grande alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a informação, transmitida hoje pela Santa Sé, sobre a viagem do Papa Francisco a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”.
“Desejamos que a presença do Papa Francisco entre nós, e que inclui uma significativa peregrinação ao Santuário de Fátima, seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal, especialmente para os jovens, chamados por Cristo Vivo a serem autênticos evangelizadores numa Igreja sinodal e sempre em missão.”
Conferência Episcopal Portuguesa
A Fundação JMJ Lisboa 2023 recebeu a notícia da oficialização, pela Santa Sé, da visita do Papa Francisco a Portugal com “muita alegria”.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a importância da visita do Santo Padre a Portugal, considerando este um “momento único e indelével na nossa vida coletiva”, e a “singularidade da realização da Jornada Mundial da Juventude no nosso País”.
D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima, revelou que o Santo Padre “como me disse pessoalmente, vem para rezar à Senhora de Fátima” e que já é tradição que “numa Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santo Padre vá rezar num santuário dedicado a Nossa Senhora, que seja particularmente simbólico para o lugar onde se realizam as JMJ”.
O Bispo de Leiria-Fátima sublinhou ainda que “é com muita alegria” que Fátima volta a receber o Papa Francisco, depois da sua visita em 2017.
da redação, com informações do COL JMJ Lisboa 2023.