Oração, louvor e testemunho marcam primeiro dia de visita dos símbolos da JMJ em Cuiabá

Oração, louvor e testemunho marcam primeiro dia de visita dos símbolos da JMJ em Cuiabá

botefecuiaba_8

Por volta das 12h, os símbolos chegaram à Igreja Matriz, templo dedicado a Nossa Senhora do Carmo, onde aconteceu a oração do Terço, seguida de um momento de catequeses, em que foi refletido sobre temas relacionados à cruz de Cristo e ao tema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Às 18h30, os símbolos foram levados até o Centro de Pastoral “Pe. Aldacir Carniel”, onde aconteceu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido de missa presidida por dom Antônio Emídio Vilar, bispo da Diocese de São Luís de Cáceres (MT) e referencial da Juventude no Regional Oeste 2 da CNBB.

Dom Vilar falou sobre o sentido da Cruz na vida do cristão. “O papa pede aos jovens que levem essa Cruz como sinal de Cristo, da sua vida, da sua salvação na nossa vida. Por isso, nada melhor do que testemunhar essa realidade, e levar essa mensagem que é seguir Jesus é carregar a cruz com ele”.

A Paróquia Nossa Senhora da Guia é caracterizada por uma grande participação de jovens, como explicou o vigário paroquial, padre Valterir de Sousa, um dos missionários saletinos que cuidam da igreja. A paróquia conta com o grupo de jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) e a Pastoral da Juventude (PJ), que atuam juntos, poisos desafios são os mesmos. “A grande dificuldade que enfrentamos é aquela vivida em todo o país: as drogas. São muitas famílias que passam por esse problema. Estamos fazendo um trabalho na catequese, nos encontros dos jovens, dos movimentos”.

O missionário também ressaltou que a presença da Cruz e do Ícone no território da paróquia trará bons frutos. “Acredito que a perseverança será o maior fruto que já podemos perceber no rosto desses jovens, que reafirmam sua vontade de carregar a cruz de Cristo”.

A jovem Kathyelly Thaynara, 16 anos, confirma esse desejo. “Desde que eu tomei conhecimento da JMJ no Brasil eu estou ‘conectada’ a tudo o que está acontecendo. Quando eu vi os símbolos eu não imaginava que eu ia ficar tão emocionada. Porque muitos podem até falar que é apenas uma cruz, mas quando a tocamos sentimos um desejo cada vez maior de estar cada vez mais unido aos jovens na Igreja”, disse.

 

“O caminho da Cruz que está acontecendo na minha própria vida”

botefecuiaba_7Dom Vilar também partilhou que testemunhou o momento em que o papa João Paulo II entregou à Cruz aos jovens em 1984. Ele era seminarista e serviu na celebração como acólito. Hoje, como bispo, ele pode celebrar a acolhida dessa mesma Cruz no Brasil. “Para mim, é um momento muito significativo por ver o caminho da Cruz que está acontecendo na minha própria vida, como cristão, depois como religioso, como padre, e agora como bispo. Sinto a missão de carregar a Cruz junto com os jovens. É uma alegria muito grande.

O seminarista Lucivan Santana de Andrade, 20 anos, está no 1º ano de Teologia na Arquidiocese de Cuiabá. Ele também garante que a presença dos símbolos possuem uma mística muito grande. “É como se o próprio Deus dissesse para mim: ‘Não desista. Tome a minha cruz, caminhe junto comigo e com a minha mãe’. Isso para mim está sendo motivo para aumentar meu desejo de me dedicar, mostrando o caminho que devo seguir”.

Após a celebração, os símbolos seguiram em uma grande carreata pelas ruas de Várzea Grande e Cuiabá em direção à Catedral de Cuiabá , onde acontece uma vigília durante toda a noite até a manhã de domingo (8).

 

Confira a programação dos próximos dias de Bote Fé em Cuiabá:

 

06h00: Bênção do Santíssimo

7h00: Início da Caminhada

10h30: Chegada ao Memorial Papa João Paulo II

11h00: Santa Missa

12h30: Almoço

13h00: Início do Show Bote Fé

23h00: Cruz e Ícone vão para o Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho

 

Dia 09 de Julho – Segunda feira

Programação Bote Fé – Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho

 

Manhã

07h00 Santa Missa – Presidida por Pe. Kleberson Paes (Reitor do Santuário)

08h15 Louvor

09h00 Passeio com o Santíssimo  – Pe. Bruno

09h40 Adoração

*Motivação: “Uma só coisa é necessária, aquela que não lhe será tirada”

Ministério Canção Nova

10h30-  Oração de cura pelos jovens.

11:00 Louvor

11:30 Avisos motivação e intervalo para lanche e almoço.

 

Tarde

11h30 às 13h45 o Santíssimo ficará exposto para os que quiserem adorar em silêncio.

13h30 Animação

14h00 Pregação

Tema: Maria, Mãe da Juventude!

Pregador: Padre George Garcia

15h00 Terço da Misericórdia e intervalo para lanche

15h45 Louvor

16h00 Pregação

Tema: Totus tuus, Maria – Pregador: Pe. Paulo Ricardo

17h Oração do Santo Terço

17h45 Avisos motivação encerramento da tarde e intervalo para lanche.

 

Noite

18h15 Animação Louvor, Oração

18h30 Veneração da Cruz

Motivação “No peito eu Levo uma cruz!” – Pe. Marcos Cézar, SCJ

20h00min Santa Missa de ação de graças pela acolhida da cruz e do ícone

Dom Milton e padres concelebrantes

23h30 Entrega dos símbolos da Jornada para Prelazia de Paranatinga

 

Pelos enviados especiais Fernando Geronazzo, Felipe Rodrigues e Lucas Dahmer

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email