O guia para organizar a sua vida espiritual para 2023

O guia para organizar a sua vida espiritual para 2023

Última semana de um ano e o início de um novo tempo se aproximando.

É a hora oportuna para avaliar o que foi vivido em 2022 e a partir disso projetar o que se pretende viver em 2023.

Muitos de nós terminamos o ano com algumas frustrações quanto às coisas que poderiam ter tido maior êxito. Essa avaliação é importante para que os mesmo erros não sejam cometidos no próximo ano; não temos que levar os fracassos adiante como peso, mas aproveitá-los como oportunidades de aprendizado.

Um dos motivos pelos quais no longo prazo perdemos o rumo na vida espiritual é por não termos clareza de como nos mantermos na graça de Deus a cada dia e de como retormarmos caso falhemos.

Assim sendo, a jovem teóloga, Maria Teresa (Tetê) nos ajudou com dicas e orientações para ter um planejamento que abranja as práticas diárias, semanais, mensais e anual para que saibamos onde colocar nosso esforço diário e por onde recomeçar quando falharmos. Vamos lá?

Créditos | Jovens Conectados (CNBB)

Ano Novo, novos propósitos, a mesma meta: Santidade!

Um novo ano está para começar e a esperança de ser um ano de crescimento espiritual se renova. Para que não haja frustração e sim realização é preciso que desde o início tenhamos algumas metas claras.

Vou sugerir a seguir o modo como particularmente tenho me organizado. Com uma base  concentrada em: ano – mês – dia.

As sugestões para a vivência semanal serão dadas, ainda que não sejam centrais para o esquema pessoal.

ANO

Observamos  3 pontos que vão nos nortear:
1. Um santo padroeiro a quem vou recorrer pedindo a intercessão e de quem vou buscar conhecer mais a vida e imitar as virtudes;
2. Um versículo bíblico que me sirva como direção de Deus para aquilo que viverei ao longo de todo o ano;
3. Uma virtude principal que vou procurar incorporar no meu cotidiano de modo mais estável.

DIA

Para a vivência cotidiana, procure incorporar sempre práticas de piedade possíveis de serem vividas diariamente.
Como a intenção é que se tornem hábitos, o esforço começa com aquilo que é o essencial da vida cristã e, de acordo com o momento da vida, circunstâncias e prioridades, aquilo que não é o essencial pode ser alterado.

Exemplos de práticas diárias: Santa missa, meditação, terço mariano (ou devocional), novena, leitura espiritual, obras de misericórdia, penitências, mortificações,
ladainhas, via-sacra, liturgia das horas…

MÊS

No dia definido para ser feita a revisão de vida, deve-se priorizar ter um momento de oração tranquilo e propenso à avaliação de si.

| O que é a Revisão de Vida

O Papa João Paulo II vai nos questionar na Exortação Apostólica Reconciliação e Penitência: “não vive o homem contemporâneo sob a ameaça de um eclipse da consciência, de uma deformação da consciência do entorpecimento ou de uma anestesia das consciências?” Vemos também o Papa Francisco que nos tem falado, não poucas vezes, sobre o pecado, a corrupção e o mundanismo.

Assim, podemos então ter um bom momento parado com Deus para fazer uma revisão pessoal de tudo que estamos vivendo hoje em nossa vida como cristãos. Podemos dessa forma trilhar um caminho que nos leve a uma mais profunda e sincera mudança de vida.

Pontos para ajudar na revisão de vida:
a) Retomar a Palavra do ano e os propósitos feitos e verificar se eles têm sido bem vividos e se há necessidade de maior empenho ou correção em alguma realidade;
b) Rever quais foram os propósitos nascidos nas meditações diárias daquele mês a fim de perceber se foram cumpridos e se têm dado frutos de conversão;
c) Avaliar a vivência das virtudes e vida de oração nesse período:
d) Traçar as balizas que são necessárias para um bom crescimento no mês seguinte.

SEMANA

Um “bônus” para viver de modo mais espontâneo e sempre se deixar levar por aquilo que é indicação da Igreja de modo rotineiro ou através do tempos litúrgicos e celebrações dos santos.

Há uma antiga tradição da Igreja que costuma atribuir a cada dia da semana uma devoção específica:
• Segunda-feira: Almas do purgatório
• Terça-feira: Anjos da Guarda
• Quarta-feira: São José
• Quinta-feira: Santíssima eucaristia
•Sexta-feira: Paixão do Senhor – dia penitencial
• Sábado: Nossa Senhora
• Domingo: Páscoa semanal

Atenção: Dia de abstinência de carne ou de outra penitência ou prática de piedade. É um mandamento da Igreja que deve ser seguido por todos, salvo as exceções descritas no Código.

DICAS

A vivência sacramental é prioridade absoluta, a fórmula principal do crescimento espiritual é: Missa sempre que possível + Confissão sempre que necessária, para assim se manter sempre em estado de graça.

Não se deve ter apego ao que foi definido como “regra pessoal”, a caridade e os Mandamentos devem ser a regra principal.

Não se deve dar muito espaço para a possibilidade de improvisos e mudanças a partir de motivos que não sejam relevantes como: doença pessoal ou caridade com o próximo.

1, 2, 3 E JÁ!

Que essa matéria possa te ajudar a ter um 2023 de muito mais crescimento espiritual e intimidade com Deus!

Se você tem algum outro modo de pautar suas práticas espirituais no seu cotidiano, comente aqui para que mais gente possa se beneficiar da sua experiência.

E não esqueça, COMPARTILHE esta matéria para ajudar mais gente a ter uma ano abençoado!

Por Maria Teresa R. Rosa (@fstete) | Especialista em Teologia Espiritual – Universidade Pontifícia Salesiana (Roma).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email