O coração do Rio Grande do Sul está em Luto

O coração do Rio Grande do Sul está em Luto


O coração do Rio Grande do Sul, Santa Maria, está em luto. Santa Maria é conhecida pelo estado do RS pelo seu caráter universitário, ou seja, com grande número de jovens em sua população.

A tragédia que aconteceu na madrugada deste domingo (27) abalou não só a comunidade santa-mariense assim como todo o mundo. Foram cerca de 250 vítimas fatais e 120 ainda feridos, entre eles, a maior parte tem entre 16 e 20 anos. São as juventude(s) do RS que se foram. Entre as vítimas, alguns jovens que participavam de movimentos e pastorais e outros, ainda, que caminhavam em suas comunidades, junto com suas famílias. As vítimas e também os feridos eram jovens que estavam celebrando a vida, vivendo intensamente o momento de alegria e diversão em um sábado à noite.

Em meio a tanta tragédia ainda se percebe laços de solidariedade, fé e esperança. Na multidão que se aglomera em frente ao Centro Desportivo Municipal, onde os corpos estão sendo identificados, há muitos voluntários, entre eles, médicos, psicólogos, terapeutas, padres, irmãs e jovens estudantes. Os jovens de alguns movimentos e pastorais da cidade, que também estiveram lá para prestar um apoio e oferecer um pouco de conforto em meio a tanta dor, tentavam confortá-los por meio de orações, abraços e palavra-amiga.

As Celebrações Eucarísticas das 18h, hoje, serão pela tragédia, na Catedral Metropolitana e também no Santuário da Medianeira.

Padre Hilário Dick escreve sobre a tragédia “Um silêncio trágico toma conta da gente. A notícia corre o mundo por pouco tempo. Dizem que só havia uma porta de saída… Infelizmente, para o extermínio de jovens, há muitas portas. Esta tragédia é um grito de jovens e adolescentes condenados a morrer, mas que a sociedade não quer ouvir. Estamos de luto.”

Enquanto a Igreja do Brasil tenta lutar com a Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, mais e mais jovens perdem suas vidas, por diferentes motivos e situações. Neste dia, com esta tragédia, é dia de silenciar para rezar e também de gritar: CHEGA!

Em luto.

Betyna Faccin Preischardt
Pastoral da Juventude Arquidiocese de Santa Maria

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email