Novo Hamburgo será a primeira diocese gaúcha a receber Cruz e Ícone em novembro

Novo Hamburgo será a primeira diocese gaúcha a receber Cruz e Ícone em novembro

novo_hamburgo

Depois de percorrer vários estados do país, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, chegam à Diocese de Novo Hamburgo nos dia 1º, 2 e 3 de novembro. Será a primeira diocese das 18 que compõem o Regional Sul 3 do estado do Rio Grande do Sul a receber os símbolos da JMJ. A programação do Bote Fé diocesano privilegia pontos estratégicos. 

Espiritualidade, solidariedade e missionariedade comunitária são o foco central. Tem início, às 19h, na área de São Leopoldo, Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Scharlau), com Celebração de Acolhida da Cruz e breve pronunciamento do bispo diocesano Dom Zeno Hastenteufel. Segue com palestra sobre Cruz e Ressurreição, sensibilização quanto a acidentes de trânsito, Cruz sobre a passarela e a apresentação musical dos Missionários Shalom. De São Leopoldo vai a Novo Hamburgo, quando, às 23h, começa a vigília noturna na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Guarani. Permanecem na igreja para visitação e oração até de manhã.  

No segundo dia, 2 de novembro, os símbolos partem rumo à Catedral Basílica São Luiz Gonzaga. Antes disso, porém, às 8h, ambos são conduzidos em procissão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima para o Hospital Geral. Durante o trajeto, os jovens levarão a cruz e o ícone mariano para a celebração da Santa Missa oficial da Diocese, às 10h, na Catedral. Encerrada a celebração eucarística, às 11h30, exposição dos símbolos para visitação dos fiéis. Às 14h está prevista espiritualidade com os dependentes químicos na Fazenda Renascer, em Lomba Grande.  Após esse momento forte de oração, o destino é a Penitenciária Estadual de Taquara, onde às 16h30 acontece celebração, a fim de levar uma mensagem de vida e esperança para os detentos.     

Ainda na sexta-feira peregrinação dos símbolos para Canela, recepção aos peregrinos às 19h30 e às 20h Santa Missa de acolhida na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Pedra. Após a celebração eucarística, 21h30, Veneração à Cruz e Ícone de Nossa Senhora, e às 22h30, Via-Sacra Luminosa. Em seguida, às 23h, translado dos símbolos ao Ginásio do Colégio Marista. Às 23h30, haverá apresentação teatral Canto das  Irias (Comunidade Shalom) e à meia-noite show musical do Ministério DU Canela, seguida da Cristoteca com som mecânico às 0h45. A vigília com a cruz inicia às 3h na Catedral de Pedra, momento reservado somente para a comunidade local.

De Canela, os símbolos da JMJ vão para Dois Irmãos. Às 9h do dia 3, Missa Solene Vocacional em frente à Igreja Matriz São Miguel. Para assinalar o desfecho dessa grande manifestação de fé e louvor, sobretudo, de incentivo aos jovens, que num mundo cheio de desafios precisam se posicionar com coragem para conseguir viver segundo a verdade de Cristo, Encerramento e Celebração de Envio da Cruz para a próxima diocese  – Porto Alegre.

Segundo o bispo diocesano, Dom Zeno Hastenteufel, o Bote Fé, além de preparar os jovens para o encontro com o Santo Padre, tem o objetivo de congregar, fortalecer a fé e festejar com a juventude católica, sob a iluminação bíblica: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28,19).  Ainda conforme o prelado, a cruz quer “entusiasmar a juventude pelo seguimento de Jesus”.  

Em preparação ao Bote Fé diocesano, o Setor Juventude solicita aos jovens a vivência em sua comunidade paroquial dos encontros celebrativos. O material foi distribuído às paróquias ao custo de R$ 1,00 a apostila, como forma de instrumentalizar a juventude na execução destas formações. É cópia autorizada de um livro lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como subsídio às dioceses e pede-se a não reprodução dele.

Roteiro da Cruz Peregrina

1/11
19h – Celebração de Acolhida da Cruz – Área de SL – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Scharlau). Breve pronunciamento do Bispo Dom Zeno Hastenteufel
Palestra: Cruz e Ressurreição
Sensibilização quanto a acidentes de trânsito
Cruz sobre a passarela da Scharlau
Apresentação musical – Missionário Shalom
23h – Vigília noturna com os Símbolos da JMJ na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Bairro Guarani (NH)

2/11
8h – Procissão. Sai da Paróquia N. Sra. de Fátima e passa pelo Hospital Geral em direção à Catedral Basílica São Luiz Gonzaga.
10h – Celebração Eucarística oficial da Diocese – Catedral
11h30 – Exposição dos Símbolos da JMJ para visitação dos fiéis – Catedral
14h – Espiritualidade – Casa Terapêutica Fazenda Renascer – Lomba Grande (NH)
16h30 – Celebração com os símbolos – Penitenciária Estadual de Taquara
19h30 – Acolhida aos peregrinos
20h – Santa Missa de acolhida aos símbolos da JMJ – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra)
21h30 – Veneração à Cruz e Ícone de Nossa Senhora
22h30 – Via-Sacra Luminosa – no entorno da Igreja Matriz
23h – Translado dos Símbolos ao Ginásio do Colégio Marista 
23h30 – Apresentação teatral – Canto das Irias (Comunidade Shalom)
0h – Apresentação Musical – Ministério DU Canela
0h45 – Cristoteca com som mecânico
3h – Vigília – Catedral de Pedra. Momento reservado para a comunidade local.

3/11
9h – Missa Solene Vocacional – Paróquia São Miguel – Dois Irmãos        (Em frente à Igreja Matriz)
10h30 – Encerramento e Celebração de Envio da Cruz para próxima diocese – Porto Alegre

Por Dorcelina Gomes – assessora de imprensa arquidiocesana

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email