Missão Jovem: Confira agradecimento do bispo de Tucumã, Dom Jesús María

Missão Jovem: Confira agradecimento do bispo de Tucumã, Dom Jesús María

Depois de uma semana intensa de atividades, os jovens da Missão na Amazônia 2022 retornam para casa. De 15 a 25 de julho, eles estiveram na Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, no Pará. Para o bispo local, Dom Jesús María López Mauleón, OAR, a missão “apenas começou”, porque a chama da evangelização na região ganhou ainda mais vigor com a presença dos jovens e, agora, será sempre reabastecida pela fé das comunidades que viveram a linda experiência.

Confira mensagem do bispo em agradecimento pela Missão Jovem na Amazônia, projeto promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) com apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). 

 

Tucumã, 25 de julho de 2022, festa de Santiago Apóstolo

A TODOS OS PARTICIPANTES NA “MISSÃO JOVEM NA AMAZÔNIA”

“Algo novo está brotando, não o sentis…?”

Quando ainda estamos a caminho e acompanhamos a volta dos missionários a suas cassas, fazemos uma breve retrospectiva destes dias da “Missão Jovem” 2022.

Intuímos na expectativa do recebimento “algo novo” que estava apontando; acompanhamos a partida dos jovens e assessores com a emoção das despedidas, as fotos com abraços que não tem mais fim e a firme convicção, mais uma vez, de que a missão não está em nossas mãos mas, na força do Espírito que a motiva, sustenta e completa.

Como poderíamos pensar que a fraca estrutura pastoral da recém criada prelazia de Tucumã poderia produzir tanta alegria nos corações abertos dos novéis missionários? Como acreditar que, em pleno descanso de julho estiado, jovens generosos viriam com seus próprios meios a esta longínqua região amazônica só para anunciar Jesus? E, como interpretar que apenas um “resto” de jovens de nossas paróquias e grupos não desistiram perante o flagelo da divisão e o chamado do conforto nos espaços de lazer?

Não podemos deixar de anunciar o que “vimos e ouvimos”: Se desde os primeiros passos evangelizadores constatamos que é a força da Palavra que entra no coração das pessoas e remove os laços que escravizam, hoje vemos e ouvimos nos testemunhos e depoimentos dos jovens que, é a voz dos Senhor que fala pelos “enviados” em cada família visitada.

Pudemos constatar que, como Jeremias, os que vieram ‘são muito jovens’, até com pouca experiencia de formação missionária (“não sei falar”) mas foi o Senhor que pôs em cada momento a palavra certa, ou então, soube tocar os corações dos interlocutores para se abrirem ao mistério de amor anunciado. Só assim se explica os comentários de tantos que “pensaram”: vinham para evangelizar a outros, e foram – fomos nós- os primeiros e principais evangelizados.

Sendo assim, não pode sair de nossos lábios outra palavra, senão “GRATIDÃO”:

Gratidão ao Senhor da Missão, ao Pai que envia e ao Espírito que leva a término;

Gratidão à Comissão Nacional da Juventude da CNBB por olhar nossa pequenez;

Gratidão a todos os jovens que, daqui e acolá, vieram anunciar Jesus Cristo;

Gratidão aos padres, religiosas e colaboradores todos que facilitaram o evento;

Gratidão enfim, a quem não aceitou o convite.

Tenho certeza que esta “Missão Jovem” é um chamado à conversão, a caminhar juntos em sinodalidade e a retomar a construção da Igreja do Alto Xingu Tucumã criando comunhão.

“Eis que faço novas todas as coisas”.

Dom Jesús María López Mauleón, OAR

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email