Jovens falam da experiência missionária no Rio de Janeiro durante as Missões Franciscanas

Jovens falam da experiência missionária no Rio de Janeiro durante as Missões Franciscanas

Aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho, no Rio de Janeiro/RJ a 6ª edição das Missões Franciscanas da Juventude com o tema “Profetas do diálogo e do respeito: ternura que acolhe a paz, com o vigor que supera a violência”.

No domingo, dia 21, todos voltaram a se encontrar na praia São Conrado para a Missa de Ação de Graças e saíram em passeata até a Rocinha pedindo paz, respeito e diálogo.

Para Daniely Niero, de Vila Velha/ES, a MFJ foi uma experiência extraordinária. “Pude conhecer uma parte do Rio de Janeiro bem diferente daquela que vemos nas novelas. A vida real é mais bonita, cheia de alegria e solidariedade, apesar de tantos problemas e dificuldades. São pessoas que não têm muito, mas ajudam aos demais. Ao adentrar à casa delas para levar a palavra de Deus e o alento às pessoas doentes, saímos tomados pelo Espírito Santo e de todo o amor que poderíamos receber. Ao chegar na casa da minha família na missão, fui tão bem recebida que me senti na minha própria casa. O amor deles nada difere ao dos meus pais. Ao povo de Imbariê e região, a todos os paroquianos da Paróquia Santa Clara, deixo aqui o meu muito obrigada e a minha eterna gratidão por todos esses dias de aprendizado e do maior amor que senti. Que Deus os abençoe!”.

Já Lizian Justino Batista, de Criciúma/SC, conta que o convite veio da coordenadora. “Confesso que não queria, pois tinha medo. Mas não desisti. Meu medo é porque sou tímida e não saberia como relacionar com a família que me acolheria. Mas fiquei com uma família maravilhosa e deixei a timidez de lado. Passei pouco tempo com ela, mas já deu para conhecê-la e admirá-la. Nesta Missões visitamos pessoas enfermas, quase não conseguindo se levantar da cama, mas muito felizes e com muita fé. Aprendi muita coisa. Conheci uma realidade diferente da minha comunidade. Na tarde do chá conversei com uma senhora e ouvi coisas que precisava ouvir. Estou feliz com a experiência que fiz”.

MFJ 2020
A emoção final ficou para os jovens vindos do Oeste Catarinense, quando Frei Diego Melo, animador vocacional da Província da Imaculada Conceição e coordenador das Missões, anunciou a cidade de Xaxim/SC como sede das próximas Missões Franciscanas, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020.

Junto com as Missões, Xaxim vai sediar um evento internacional da Ordem dos Frades Menores, que é a ‘Serata Laudato Si’, que terá a terceira edição. A primeira foi em Roma e a Segunda no Panamá. Este evento é do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação. Frei Diego pediu para os jovens leiam a Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, pois será a base das reflexões e ações destas Missões e da Serata Internacional.

 

Com informações da Equipe de Comunicação das Missões.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email