Madri está quase pronta para se tornar a capital mundial da juventude

Madri está quase pronta para se tornar a capital mundial da juventude

 

Já se inscreveram mais de 440.000 jovens de 170 países diferentes. Só do Brasil, são mais de 13 mil inscritos para o evento.

“Em janeiro deixamos a fase de planificação para dar início já à implementação dos planos realizados de acordo com a Santa Sé e com as três administrações públicas envolvidas; e para enfrentar todos os preparativos com a necessária dedicação, foram divididos os 7 departamentos em 16 áreas operativas; e foram incorporadas muitas pessoas, a maioria delas voluntários a tempo integral ou parcial”, explica Yago de la Cierva, diretor executivo da JMJ.

O objetivo principal é que “os jovens encontrem em Madri uma cidade acolhedora e passem ali alguns dias “inesquecíveis”, assegurou De la Cierva. Os países anfitriões de cada JMJ transmitem nas suas respectivas edições o seu próprio cunho. Como aconteceu nas jornadas anteriores “são sobretudo os convidados que marcam o estilo da festa: por isso, as características da JMJ 2011 serão dadas pelos jovens que este ano estarão entre os dias 16 e 21, que são distintos dos da edição anterior ou da seguinte”, assegurou De la Cierva. As peculiaridades da edição espanhola reflete também “do ponto de vista dos conteúdos, a cultura e a religiosidade espanholas, pois tudo está enraizado nos vinte séculos de tradição católica do país; e desde o ponto de vista dos horários, também as muitas atividades que terão lugar pela noite”, concluiu o diretor executivo da JMJ.

A Jornada Mundial da Juventude encontra-se estruturada em três grandes áreas: as cerimônias principais, o programa cultural e as catequeses. Quase todas as cerimôniais principais serão presididas pelo papa, exceto a missa inaugural de 16 de agosto. No dia 18 celebra-se a chegada do santo padre na área da Praça de Cibeles. No dia seguinte se realizará a Via Sacra da Jornada no Paseo de Recoletos, na qual, cada estação estará representada por uma etapa da Semana Santa espanhola. Finalmente, no fim-de-semana, o aeródromo de Cuatro Vientos será testemunho da celebração, da vigília e da missa de encerramento.

O pontífice terá também encontros e cerimônias mais curtas com professores universitários, religiosas, seminaristas, voluntários, pessoas portadoras de deficiência e doentes.

O programa cultural da JMJ ocupará as ruas e os diversos cenários que oferece a capital espanhola. Madri irá se encher de mais de 300 atividades relacionadas com a cultura. Museus como El Prado, Thyssen ou o Reina Sofía serão cenários de exposições e itinerários pictóricos com motivos da Jornada Mundial da Juventude.

As catequeses terão lugar entre o dia 17 e o dia 19 em mais de 200 igrejas de Madri. Bispos de todo o mundo vão se encontrar com os jovens da Jornada Mundial da Juventude.

A JMJ torna-se um evento tão importante na vida dos jovens que nove de cada dez peregrinos consideram que as jornadas mudaram ou estão mudando suas vidas e mais de 90% afirma que seu motivo para ir à JMJ Madri é ter uma nova experiência e difundir a mensagem de Jesus Cristo. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Gabinete de Análise Demoscópico (Gad) entre os assinantes da newsletter da Jornada.

Além disso, a sondagem mostra que 88% se inscreveu na JMJ para estar com pessoas que pensam como eles e quase 87% dos jovens, para conhecer outras pessoas. Entre outras razões, também destacam ‘contribuir a melhorar a sociedade’ (81,7%), ‘descobrir o sentido de sua vida’ (78,9%) ou ‘visitar e conhecer a Espanha’ (67,4 %).

Do mesmo modo, os resultados revelam que mais de 60% dos peregrinos esperam da JMJ de Madri que fortaleça seu compromisso com a Igreja e os ajude a converter-se em comunicadores da mensagem da Igreja, e que mais da metade confia que este evento reforçará o compromisso dos jovens com a sociedade e lhes permitirá conhecer gente de todo o mundo.

Da Rádio Vaticano

Foto: site oficial Madri11

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email