Líderes de Movimentos e Novas Comunidades reuniram-se em São Paulo

Líderes de Movimentos e Novas Comunidades reuniram-se em São Paulo

Foto: Jovens Conectados

Entre os dias 18 e 19 de março, líderes jovens de todo Brasil dos Movimentos e Novas Comunidades estiveram reunidos em Jaraguá-SP, na Casa de retiro das Irmãs Franciscanas Japonesas para momentos de formação, planejamento, comunhão dos diferentes carismas e preparação do III Encontro Nacional de Jovens dos Movimentos e Novas Comunidades que será realizado em julho de 2018.

A reunião foi marcada por partilhas, e contou com a presença do Bispo de Valença (RJ), Dom Nelson Francelino Ferreira, que em uma das formações falou sobre o Docat e sobre a importância da Doutrina Social da Igreja para a Juventude. Pe. Julio Caprani, mestre em Mariologia,  falou sobre Maria e a doutrina social da igreja.

Processos e história

Os participantes fizeram uma breve retomada da caminhada da pastoral juvenil no Brasil e sua estrutura conforme estudo 103 – Pastoral Juvenil, identidade e horizontes.
Durante a programação os líderes também lembraram com muito carinho do II ENJMNC (Encontro Nacional de Jovens de Movimentos e Novas Comunidades), realizado em 2015 em Belém-PA. Foram apresentados vídeos do encontro, um breve histórico do seu processo de construção, atividades realizadas e do espírito de comunhão e unidade que se construiu. Estas motivações serviram de inspiração para a decisão unânime de realizar o III ENJMNC em 2018.

Inspirados pelo ano Mariano, os jovens líderes puderam conhecer o Santuário dedicado à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que fica ao lado da casa de retiros, ali fizeram uma Adoração e rezaram por todas as expressões juvenis do Brasil.

Encaminhamentos

A reunião também fez memória de datas importantes para a juventude do Brasil, entre elas: II Romaria Nacional da Juventude em Aparecida (dias 29 e 30/04);  Semana Missionária nas 12 dioceses banhadas pelo Rio Paraíba (22 à 28/07) junto com o encerramento do projeto Rota 300 (29 e 30/07);  II Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil a realizar-se em Brasilia dias 07 à 09/09, e a Missão Jovem na Amazônia que será realizada  em Caxias-MA dias 01 à 10/12.

Por Valesca Montenegro, com informações da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email