Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife se reúne virtualmente para celebrar a festa de Pentecostes

Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife se reúne virtualmente para celebrar a festa de Pentecostes

Evangelização e protagonismo juvenil ganharam destaque na Jornada Arquidiocesana dedicada aos jovens. Pela primeira vez o evento foi realizado pelas redes sociais.

Reinventar. Esta foi a palavra que definiu a Jornada Arquidiocesana das Juventudes (JAJ) 2020. O evento que, tradicionalmente é realizado no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, no Recife, no domingo de Pentecostes, foi realizado no sábado – 30 de maio – de maneira bem diferente.

Foi no perfil do Instagram do Setor Juventudes que grupos, movimentos, novas comunidades, congregações, pastorais e comissões dos nove vicariatos da Arquidiocese de Olinda e Recife celebraram com alegria a festa do nascimento da Igreja. Mesmo cumprindo o isolamento social, a chama viva dos jovens não se apagou e fez com que a evangelização chegasse aos lares de centenas de pessoas.

Com uma programação diversificada os participantes refletiram a temática proposta para este ano: “Jovem, eu te digo, levanta-te” com a participação da Irmã Claudiane da Articulação da Juventude Salesiana e de Gabriel Marquim da Comunidade dos Viventes. Além disso, também foi realizado um momento musical com a presença da Banda Libertah. A animação e apresentação do evento ficou por conta dos jovens do Vicariato Várzea, Márcio José e Edna Barbosa. No fim do encontro, o padre Antônio Gomes abençoou todos os que estavam conectados e reforçou a live de Pentecostes da Arquidiocese. Além da JAJ, outros eventos da juventude serão realizados de forma virtual. O objetivo é atender o apelo da Arquidiocese de Olinda e Recife e cumprir com as normas sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Para mim, participar da JAJ foi experimentar a comunhão que existe entre as várias expressões de juventude da nossa Arquidiocese. Perceber que o isolamento social não significa distância espiritual, mas, ao contrário, tocar os efeitos do Espírito Santo, que une os que creem. Espero que os jovens caminhem com cada vez mais coragem e decisão na missão de anunciarmos o Cristo”, afirmou Gabriel Marquim da Comunidade dos Viventes.

Para o presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para as Juventudes, padre Antônio Gomes, a pandemia do novo coronavírus não apagou o brilho do evento. “Foi uma grande celebração. Uma hora intensa refletindo o tema proposto pelo Papa Francisco em uma rede social que os jovens adoram navegar. Queremos ser presença de Jesus na vida de tantos e tantas cuidando da vida e lutando para que ela seja preservada. Só temos a agradecer”, avaliou.

“A Juventude aprende com a realidade e se adapta a ela. Nesse tempo desafiador é importante nos reinventar. A Juventude faz isso, embora com marcas, faz isso o tempo todo. A CAP Juventudes acompanha esse processo. A gente lança as ideias e se joga nelas, se reinventa junto”, explicou a secretária da CAP Juventudes, Jeniffer Oliveira.

Colaboração: Equipe de comunicação – Setor Juventudes AOR.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email