Juventude Missionária do Regnum Christi realiza missão no interior do Rio de Janeiro

Juventude Missionária do Regnum Christi realiza missão no interior do Rio de Janeiro

RC2Como já acontece em vários lugares do mundo, como México, Itália, Chile e Estados Unidos, mais uma vez durante a Semana Santa os membros da Juventude e Família Missionária saíram de suas casas, largando seu conforto e famílias para levar Cristo às pessoas, respondendo o chamado da Nova Evangelização, proposta por João Paulo II.

No Rio de Janeiro, o local de atuação neste ano foi a cidade de Vassouras, situada a 131 km da capital Fluminense. Espalhados pela própria cidade de Vassouras e no distrito de São Sebastião dos Ferreiros, Massambará  e acompanhados pelos padre Juan Pablo Botero, Jorge Ortiz, Manuel Flores, Antonio Rodriguez e pela consagrada do Movimento Regnum Christi, Bianca Machado, os 195 missionários (sendo 114 participantes da Juventude e os outros 81 da Família Missionária) animaram a comunidade local através de visitas de porta em porta, atividades realizadas nas capelas e participação nas celebrações.

Para Pedro de Alcântara Pinto, diretor local da Juventude Missionária no Rio de Janeiro, que já estava na cidade desde o domingo de Ramos, a experiência foi um pouco diferente dos anos anteriores:

“Cheguei antes para ficar com a comunidade e com isso pude ver a motivação e preocupação das pessoas em nos receber. Foi algo incrível, pois já me motivava muito e tudo que passava eu já ia enviando para os missionários! Nosso trabalho foi excelente, pois eu vi a satisfação dos missionários no final da semana e a alegria da comunidade no domingo de manhã! O que me marcou nessa missão foi um menininho de 10 anos que sempre nos acompanhava lá… Chegamos ao ponto dele pegar meu numero do celular e me chamar no whatsapp para perguntar quando ia ter missões e me mandou um audio rezando um pai nosso e uma ave maria! É esse tipo de coisa que me motiva!”.

Em cada uma de suas atividades, seguindo a metodologia apostólica do Movimento Regnum Christi, a Juventude Missionária desenvolve uma campanha motivacional com seus missionários, para que não seja apenas um trabalho de levar Cristo aos demais, mas também reavivar o próprio Cristo que vive dentro de cada um. Esse ano, o tema escolhido foi a Misericórdia, e como em um jogo de tabuuleiro, os missionários durante os 4 dias de missão trilhavam esse caminho através da realização de propósitos, atos de caridade e orações.

RC“Desde 2008 não sei viver meu Tríduo Pascal de outra maneira que não seja fazendo missões e espero que nunca saiba mesmo fazer outra coisa! Além do contato com a comunidade, e diria que tão especial quanto, o convívio com as demais missionárias é enriquecedor… E a cada ano é uma nova boa surpresa! Esse ano pude aprender muito com as meninas mais novas, com meus trios ao longo dos dias de missões em coisas simples, nas conversas, partilhas, nas brincadeiras… É uma experiência que todo mundo devia fazer pelo menos uma vez na vida, e não importa a idade ou estado que se encontra, afinal para isso a Família Missionária está aí!” – diz Aline Paggy, membro do Movimento Regnum Christi desde 2008, mesmo ano que conheceu a Juventude Missionária – e completa: “Se Deus quiser, farei missões até quando minha saúde permitir… Hoje aqui com as meninas, no futuro com marido e filhos na Família Missionária. Não há nada mais gratificante do que ser um sinal de esperança para as pessoas e no final sair mais evangelizada que elas!”.

A Juventude e Família Missionária é um apostolado do Movimento Regnum Christi e no Brasil está presente em diversas cidades como Rio de Janeiro, Araruama, São Paulo, Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Recife, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Joinville e realiza missões durante todo o ano.

Por Regnum Christi Rio

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email