Juventude do Maranhão tem primeira etapa da Escola de Formação

Juventude do Maranhão tem primeira etapa da Escola de Formação

Aconteceu entre os dias 13 e 16 de agosto, a I Etapa da Escola de Formação para Assessores e Lideranças Juvenis da Pastoral Juvenil 2020 – Regional NE 5 da CNBB.

O curso de formação é um projeto da Pastoral do Juvenil do Maranhão e tem por objetivo ajudar na qualificação e capacitação de assessores e coordenadores das expressões juvenis, além de outros organismos que trabalham com as juventudes na Igreja do regional.

As aulas a princípio aconteceriam presencialmente, mas devido a pandemia da Covid-19, fez-se a opção pelas aulas em Ead através do Youtube em parceria com a CNBB no Regional, o que fomentou uma maior participação com inscritos das 12 dioceses do Maranhão.

Com mais de 200 inscritos, a escola está dividida em duas etapas com temáticas diferentes para cada tempo. No primeiro momento, a Exortação Pós Sinodal Christus Vivit norteou as formações, enquanto o que a última etapa terá uma outra Exortação Pós Sinodal como destaque, a Querida Amazônia. Os assessores nessa etapa abordaram temas nas esferas da sociologia, eclesiologia, psicológico e pastoral (ministério de assessoria e protagonismo juvenil).

A coordenação do curso é de responsabilidade da Assessoria da Pastoral Juvenil Regional NE 5 da CNBB, do Pe. Ms. James Wilson Januário de Oliveira, sds, e Dom Vilsom Basso, scj, bispo diocesano de Imperatriz e referencial da juventude no regional.

Além da parceria com o Comunicação do Regional NE 5, a Escola conta com a parceria do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA, que ao final do curso emitirá o certificado de curso de extensão aos participantes que atenderem os critérios de avaliação.

Por Fábio José – Secretário da Pastoral Juvenil do Regional NE 5
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email