Juventude do Ceará promove assembleia: caminho de sinodalidade encorajado por Cristo Vivo

Juventude do Ceará promove assembleia: caminho de sinodalidade encorajado por Cristo Vivo

Com o tema “Coragem, sou eu, não tenhais medo” Mc 6,50, a Pastoral Juvenil do Regional CNBB Nordeste 1 (Ceará) realizou entre os dias 11 e 13 de fevereiro a Assembleia Regional da Juventude. O evento contou com a presença das representações das nove dioceses e das diversas expressões juvenis do Estado do Ceará, reunidas da Arquidiocese de Fortaleza, e puderam partilhar as realidades diocesanas e as muitas experiências vivenciadas ao longo deste último ano, bem com refletir e planejar os passos da evangelização da juventude a luz do sínodo.

Para os jovens, toda a Igreja está convocada pelo Papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023) “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Dom Júlio César Souza de Jesus, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza e referencial da juventude do regional, ressaltou a importância da participação e da escuta jovem, atentos ao dinamismo da juventude, citando a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, lembrou que somos chamados a sermos uma juventude viva, que saí ao encontro do outro e caminha com ele, abraçando as diferenças e formando a unidade.

Sobre as mídias digitais, Dom Júlio César recordou que antigamente a juventude se encontrava para se informar nas praças, hoje as praças são as telas dos celulares e isso evidencia o dinamismo da juventude que precisa ser acompanhado com atenção, apesar dos aspectos positivos não podendo esquecer de algumas realidades presentes neste meio virtual como a facilidade na propagação de fake news, Cyberbully, o isolamento e a perca da vivencia social.

Durante a assembleia, os jovens das diversas expressões puderam partilhar suas experiências. A jovem Brenda Alanna, responsável pela comunicação do Setor Juventude da Diocese de Quixadá, compartilhou que a Assembleia Regional faz conhecer um pouco mais a realidade do outro jovem. “É um momento necessário de escuta, de falar e expressar nossos anseios, angústia, alegrias. É partilha, unidade! Eu amei muito, cada vez mais estar inteirado, formado, é muito bom e frutuoso!”, disse.

Ao concluir o encontro, os jovens externaram o anseio por unidade, como diz o tema do DNJ 2021 – “Que sejamos um!”. “Todos saíram animados e entusiasmados para efetivar o processo de evangelização nas nossas igrejas particulares e de modo especial viver a sinodalidade que nos é pedido hoje na Igreja, comunhão, participação e missão, que possamos ser jovens edificados e enraizados em Cristo Jesus”, testemunhou o assessor adulto da CEPJ NE e articulador regional do EJC NE I, Narieudes Lima.

por Aristeu Crisóstomo – Setor Comunicação da Pastoral Juvenil CNBB Nordeste 1 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email