Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram à sede da emissora mantida pela Associação do Senhor Jesus, às 13h, depois de percorrer paróquias e entidades sociais da região de Campinas.
Ao saudar os jovens, o administrador arquidiocesano de Campinas, monsenhor João Luiz Fávero, afirmou que a animação com a chegada da Cruz lembra a todo brasileiro o dia em que “nesta Terra de Santa Cruz, também foi plantada a Cruz de Cristo”.
“Hoje, esta Cruz que passou pelas mãos de tantos jovens do mundo inteiro, chega a Campinas, para que a alegria da Cruz já plantada em nosso coração transborde no coração de Cada um de nós”.
“Eu acredito na juventude”, tema do Bote Fé da Arquidiocese de Campinas foi a frase que o arcebispo dom Bruno Gamberini, disse antes nas vésperas de sua morte, no último mês de agosto. Com uma grande salva de palmas, a juventude o homenageou. “Ele está intercedendo por nós”, afirmou monsenhor João Luiz.
O assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, também participa do evento. “O Bote fé já é uma realidade bonita que acontece na Igreja do Brasil”, contou o padre que informou que as dioceses estão se preparando para viver a colhida da Cruz.
“A Igreja do Brasil tem preparado várias ações para que a JMJ seja um momento peculiar para a vida da juventude no Brasil”, destacou o padre Sávio, destacando os três grandes seminários nacionais promovidos em 2012 sobre comunicação, bioética e missionariedade.
Padre Sávio também chamou atenção dos jovens para a Campanha da Fratenridade (CF) de 2013, cujo tema será “Fraternidade e Juventude”.
Padre Eduardo Dougherty, fundador da Associação do Senhor Jesus, manifestou a alegria pela acolhida dos símbolos da JMJ. “Quando eu penso na cruz eu penso que o Cristo ressuscitou e está conosco! Olhamos para a cruz e percebemos a graça que ele nos trouxe. Ele está conosco e como os nossos jovens precisam deste Cristo ressuscitado”.
O jovem Vitor Fígaro, que passou todo o dia carregando os símbolos da JMJ,chegou ao auditório da Século 21 muito emocionado. “É inexplicável a emoção de carregar a Cruz. Pensar que pessoas de outros lugares do mundo já viveram esse momento”.
A programação do Bote Fé Campinas segue com atrações musicais, momentos de oração e reflexão, com testemunhos de jovens que participaram da JMJ de Madri. às 16h, o bispo de Bragança Paulista, dom Sérgio Aparecido Colombo preside uma missa.
O evento está sendo transmitido ao vivo pela TV Século 21. Para assistir clique aqui.
Fernando Geronazzo