Jovens relatam como foi o Bote Fé Sobral

Jovens relatam como foi o Bote Fé Sobral

CruzSobral

IDA PARA FORTALEZA, ONDE OS SÍMBOLOS DESEMBARCARAM

Viajamos para Fortaleza, por volta das 14h do dia 17(sexta), eu – Paulo Sidney, Padre Diniz e Sr. Zacarias (motorista),  para trazer a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora para a Diocese de Sobral. Auxiliar o Pe. João Diniz nessa maravilhosa missão foi demais. Enquanto isso, outra equipe permaneceu na diocese  trabalhando com força mil, preparando tudo para os próximos dias. Antes, pela manhã,  tivemos reunião com Dom Odelir. Vivemos a poderosa graça de receber esse presente dado por João Paulo II e Bento XVI para a juventude do mundo inteiro. Nossa igreja está em festa. Ela é viva e jovem!

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE IPU

Milhares de Jovens participam da passagem dos Símbolos da JMJ na paróquia de Ipu – Uma multidão de jovens jamais vista em nossa paróquia acompanharam de perto a passagem dos Símbolos da JMJ durante o sábado, dia 18,  na cidade de Ipu, Ceará. Caravanas das cidades de Pires Ferreira, Hidrolândia, Senador Catunda, Santa Quitéria e Cariré, além de vários jovens das localidades da zona rural de Ipu, participaram da passeata “Queremos Deus” com a peregrinação da Cruz e do Ícone.

O dia 18 de fevereiro de 2012 ficará marcado pra sempre na história de Ipu, como sendo o dia que reuniu a maior concentração de jovens ‘conectados’ com a Igreja Católica literalmente com a “Cruz dos Jovens”.

Despertar com Cristo – A passeata “Queremos Deus” com os símbolos da JMJ, abriu oficialmente na noite de ontem, sábado (18/02) o ‘Despertar com Cristo’ evento católico que aconteceu paralelamente com o Carnaval de Ipu. Coreografias, danças e a Santa Missa marcaram a abertura do Despertar com Cristo 2012. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bisco Diocesano, Dom Odelir José Magri, com a presença dos padres que compõem a Região Pastoral de Santa Quitéria da Diocese de Sobral: Pe. Herlândino Sampaio (Pires Ferreira), Pe. José Bonifácio (Cariré), Pe. João Batista Nery (Santa Quitéria), Pe. José Inácio Avelino (Santa Quitéria – Vigário Paroquial), Pe. Fábio do Nascimento (Hidrolândia), Pe. Severiano (Senador Catunda), Pe. João Batista Diniz (Patrocínio – Representante do Bote Fé na Diocese) além dos padres de Ipu, Pe. Raimundo Nonato e Padre Fábio Gomes.

PARÓQUIA SÃO MANUEL DE MARCO

A Paróquia de São Manuel do Marco viveu no dia 19 de fevereiro um dia de júbilo. Tudo teve início às 22h do dia 18, quando a população começou a aglomerar-se ao redor da estátua de nosso saudoso Monsenhor Waldir e no distrito de Triângulo. Foram horas de espera, que valeram a pena, pois finalmente as 1h30min os Símbolos chegaram ao distrito de Triângulo. Lá, a Cruz foi montada num clima festivo, depois em plena madrugada saímos em carreata para a cidade de Marco. Ao chegar à entrada da cidade, por volta das 2h, a multidão de fiéis cantava fervorosamente.  Os jovens num impulso de fé tiraram a Cruz do carro e saíram em caminhada rumo à Igreja Matriz. Lá nosso Pároco, Mons. Rômulo, que também acompanhou a chegada dos Símbolos no distrito de Triângulo, fez a saudação aos fiéis e oração de acolhida.

Às 7h os Símbolos foram levados para o Santuário em caminhada por uma multidão incontável. O ponto alto da caminhada foi a parada na delegacia de polícia onde rezamos por todos que lá se encontram. Chegando ao Santuário foi celebrada a primeira missa. Depois, os símbolos mais uma vez peregrinaram pelas ruas da cidade, desta vez passando pelos bairros mais carentes. Vale ressaltar que a emoção tomou conta da cidade e dos fiéis.

Como estávamos em retiro de carnaval realizado pela Comunidade Filhos de Sião, os Símbolos foram levados para lá. Nesse momento, já contávamos com as caravanas das paróquias do baixo Vale Acaraú. Tivemos um brilhante ensino sobre os Símbolos proferido pelo Padre Marcone da Área Pastoral de Caiçara. Muito nos marcou o fato de ele explicar os motivos pelos quais a Jornada Mundial da Juventude em 2013 ser no Brasil.

Após momentos de reflexão e oração os Símbolos mais uma vez foram levados em caminhada para o Santuário. Parecia loucura, em pleno sol das 14h a multidão fervorosa levaram a pé os Símbolos em caminhada cantando e aclamando a Cruz de Cristo, sinal de Salvação. Ao chegar ao Santuário a Igreja já estava lotada; rezamos o terço da misericórdia e o nosso amado bispo Dom Odelir José celebrou a missa de encerramento e envio à sede da diocese.

BOTE FÉ SOBRAL REÚNE MILHARES DE JOVENS NO GINÁSIO POLIESPORTIVO

“A Igreja é viva, a Igreja é jovem”, este foi o grito da juventude que norteou a realização do Bote Fé Sobral na noite do dia 19 de fevereiro no Ginásio Poliesportivo. A solenidade contou com a participação de jovens de diversos carismas e expressões juvenis de toda a Diocese de Sobral, que estão vivenciando em toda a Igreja no Brasil a experiência da unidade na diversidade, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

A Cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora foram acolhidos com muito entusiasmo e emoção, sendo conduzidos até o altar por diversos jovens ( dentre eles os internos da fazenda da esperança São Bento), onde puderam ser contemplados por todos os presentes. Em seguida foi realizada a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Odelir e concelebrada por Pe. Gonçalo, Pe. João Batista Vasconcelos, Pe. Diniz, Pe. João Batista Frota, Pe. Zenóbio, Pe. Ítalo, Pe. Mailsom, Pe. Wirmeson, Pe. de Assis, Pe Fabio Duarte, Pe Rocélio(Tianguá) e com a participação dos seminaristas do Seminário São José de Sobral.

A celebração contou com momentos de adoração à Santa Cruz, participação dos jovens que estiveram na JMJ em Madri e da recordação da memória dos mártires da caminhada. Após a celebração foi realizado o Show Bote Fé, com a participação de Pe. Gilvan, da Diocese de Tianguá. Em seguida, os símbolos seguiram para a Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Terrenos Novos.

BOTE FÉ NA PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO

CruzSobral2A PARÓQUIA DE SÃO PAULO APÓSTOLO viveu, na madrugada do dia 20 de fevereiro de 2012, um dos momentos mais fortes da Igreja povo de Deus em seus cinco anos de paróquia. A passagem da Cruz e do Ícone na Diocese de Sobral, pelo Bairro Terrenos Novos foi uma boa nova em novos tempos.

Em nossa paróquia foi uma grande festa a chegada dos símbolos da JMJ. Eram cerca de 800 pessoas que aguardaram com muita alegria e festa sua chegada à meia-noite do dia 19/2 na Igreja Matriz da Paróquia de São Paulo Apóstolo. Os símbolos foram trazidos pelos paroquianos em carreata  do Poliesportivo para o bairro Terrenos Novos. Logo depois da chegada, foi realizada uma Celebração de acolhida com a presença do Bispo Diocesano Dom Odelir, Pároco Pe. Zenóbio, o Padre referencial da Comissão Pastoral para a juventude Pe. Diniz e Chiquinho da PJMP e representado a equipe de coordenação da visita dos símbolos na Diocese de Sobral.

Na mesma madrugada, às quatro horas da manhã, foi realizada uma alvorada festiva com repicar de sinos e fogos, seguidos de uma caminhada missionária nas principais ruas do bairro, principalmente em lugares de disputa de territórios entre os jovens envolvidos com as drogas e com gangues.

Cerca de 1.500 pessoas entre jovens, crianças, adultos e idosos acompanharam a caminhada e a Celebração Eucarística onde cada parte da liturgia se realizava em uma determinada rua e em casa de um jovem da comunidade. Como ação de graça e gesto concreto da caminhada missionária e da missa, foi a visita da Cruz e do Ícone de N. Senhora aos adolescentes internados no núcleo de menores por envolvimento em ato infracional, sendo o momento que mais tocou o coração de todos que participaram da peregrinação dos símbolos por toda paróquia.

A caminhada missionária  e peregrina da CRUZ ao retornar à Igreja Matriz de São Paulo, encerrou-se com a Benção final da Celebração Eucarística e do envio da Cruz e do Ícone que foram conduzidos em carreta por um grupo de paroquianos ao Bairro Dom José – capela de N. Senhora do Perpetuo Socorro.

BOTE FÉ NO BAIRRO DOM JOSÉ

Na segunda-feira – 20/02/2012 às 08h, a Cruz e o Ícone da JMJ movimentaram o Bairro Dom José (capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Foi um verdadeiro arrastão de alegria e fé, com celebração, músicas e apresentações culturais para acolher os símbolos da JMJ. Logo após, os jovens do bairro carregaram a Cruz em caminhada ao bairro Pe Palhano, passando pelo bairro Sumaré.

BOTE FÉ NO BAIRRO DO SUMARÉ

Na Capela de São José, não houve parada para celebração, porém a comunidade inteira se mobilizou para acolher os símbolos da JMJ. Foi muito lindo ver as ruas e as casas enfeitadas para acolher Jesus e sua Mãe, que estavam visitando a comunidade e rogando pela paz nas famílias. “Nossa comunidade do Sumaré ficou muito feliz com a passagem da Cruz e do ícone de Nossa Senhora. Todas as casas, colocaram velas e toalhas para receber com carinho os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Agradecemos a todos, que nos proporcionaram esse momento, não só de ver, mas também de tocar nesses símbolos. com certeza muitas graças foram derramadas, sobre nós e nossa juventude.” Dona Dalva Sérgio-  do MESC.

BOTE FÉ – PADRE PALHANO

Sentimento de muita alegria e emoção foi possível ver no olhar da cada um que estava presente na manhã do dia 20/02 na quadra de esportes do Bairro Padre Palhano. Receber os símbolos da JMJ em nosso bairro foi um sinal de esperança para todos nós. Logo pela manhã às 5h30 teve uma alvorada, as 6h30 recitação do santo terço pelos jovens do grupo mensageiros da esperança e filhos da rainha, em seguida, muito louvor e animação com a banda Querubins e Rainha da Paz.

No momento da chegada dos símbolos, a juventude dos grupos Mensageiros da Esperança, Filhos da Rainha, Pequenos Seguidores de Cristo e pessoas da comunidade foram acolhê-los. A santa missa foi celebrada pelo Pe. Diniz, no momento houve testemunho dos irmãos da Fazenda da Esperança.

PRESÍDIO REGIONAL DE SOBRAL

CruzSobralpresidioA visita da Cruz e do Ícone da JMJ ao Presídio Regional  de Sobral foi um evento muito marcante! “Experiência muito rica”, como disse Jardele Carcará. Os símbolos da  Jornada da Juventude foram até o presídio após a celebração eucarística no bairro Pe. Palhano. Foi  incrível a experiência de  lembrar de pessoas esquecidas pela sociedade, nesse período, onde todo mundo só lembra de festas.

BOTE FÉ PARÓQUIA DA CATEDRAL

Na paróquia da Catedral, os símbolos foram recepcionados com a santa missas às 12h, presidida pelo pároco Padre Joao Vasconcelos. Os símbolos foram incensados e houve adoração da santa cruz.  Logo após a Santa missa os símbolos da JMJ partiram em caminhada para o bairro Dom Expedito, com a cruz sendo carregada pelos jovens.

BAIRRO DOM EXPEDITO

No Bairro Dom Expedito (capela são Pedro – Catedral) a acolhida da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora trouxe uma mensagem muito forte aos jovens e a todos da comunidade. Mensagem de Esperança, força e muita Fé! Tivemos uma grande acolhida com os rapazes da comunidade católica Rainha da Paz, uma Adoração a Santa Cruz e, em seguida uma formação sobre a JMJ com Richele. Depois tivemos dança com o ministério de Dança do Bairro Dom Expedito e uma apresentação teatral com a participação dos jovens do  bairro Alto da Brasília. No término aconteceu uma grande Animação pelo Ministério de Música da comunidade católica Coração de Maria. Por volta das 17h, Saímos em Caminhada pelo Bairro até o local de envio dos símbolos (ginásio poliesportivo), que mesmo na chuva estavam presente a comunidade e diversos  jovens e uma animação contagiante, coordenada pela comunidade católica  Maranatha, da paróquia de Fátima.

CELEBRAÇÃO DE ENVIO

A celebração de envio dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude foi um momento forte de evangelização, alegria e experiência com Deus para nossos jovens. Tendo que partir para a diocese de Limoeiro do Norte, os símbolos foram reverenciados por nossos jovens com muita alegria, danças e orações.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email