Caminhar juntos! Esse é o apelo do Papa Francisco para a igreja no mundo todo, para que viva verdadeiramente aquilo que é de fato sua essência: a sinodalidade. Imbuído nesse espírito sinodal, é lançado o primeiro documentário da Rede Arquidiocesana de Transmissão: Com(unidade): caminhando junto com os povos da Amazônia.
Iluminado pelas narrativas da exortação apostólica pós-sinodal Querida Amazônia, trazendo parte das realidades encontradas na Ação Missionária Ribeirão Preto – Manaus, o documentário por meio da escuta de comunitários locais constrói em sua trama uma estrutura que contempla majoritariamente a realidade eclesial das comunidades locais, mas não se permanece apenas nela, revelando também aspectos ecológicos, culturais e sociais dessas localidades amazônicas.
A produção nos impele à reflexão: somos chamados a um verdadeiro redescobrir o nosso ser comunidade, o nosso ser igreja missionária. O que de fato precisamos para sermos um povo unido? O que nos une de verdade? Observando os relatos dos povos amazônicos, bem como dos missionários que lá atuam, não é possível permanecermos os mesmos: nos convertemos. Leigos, religiosas, religiosos, padres, somos todos chamados à missão, seja na região amazônica, seja nas comunidades locais.
O lançamento aconteceu no dia 13 de dezembro de 2022, no UCI Cinemas do Ribeirão Shopping, e contou com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Moacir Silva, do Secretário de Pastoral Padre Luis Gustavo Benzi, bem como de outros membros do secretariado, diáconos e leigos de nossa arquidiocese. Esse momento bastante gratificante, apresentou, ainda mais, uma igreja que assume um novo rosto e vai ao encontro de toda a sociedade para caminhar junto.
Além do documentário, você pode acompanhar também pelo YouTube da Arquidiocese de Ribeirão Preto ou pelo Instagram da @rede.arqrp o Conexão Rede, vlogs sobre o cotidiano dos dois jovens que estiveram presentes para registrar a missão na Amazônia.
por Vinicius Carrocini
Jovens da Rede Arquidiocesana de Transmissão