
|
Veja o testemunho da voluntária brasileira que se encontrou com o Papa |
Espera-se que 45.000 sejam Voluntários Diocesanos, ou seja, provenientes das 280 paróquias das arquidiocese do Rio de Janeiro e de Niterói, e das dioceses de Caxias e Nova Iguaçu. Os outros 15.000 voluntários deverão vir de outros lugares do Brasil e do mundo.
Para convidar nossos jovens a participarem da JMJ Rio2013 como voluntários, o Comitê Organizador Local (COL) lançou, no dia 25 de março, uma campanha com esforços voltados para o Rio de Janeiro, e pulverização em todo o Brasil.
Além da forte presença na internet, a campanha conta com materiais de divulgação na TV, Rádio, Jornal e Revistas, mas, principalmente propõe ações que levam os jovens à experiência do voluntariado.
A ideia é mostrar a beleza, a vivacidade e a força da juventude, enaltecendo-a, não apenas como faixa etária, mas como uma forma de ser e viver. Para se comunicar com esse público, a comunicação diz: CURTA, SIGA e COMPARTILHE. EXERÇA SUA JUVENTUDE.
Para o responsável pelo Setor de Voluntários, padre Ramon Nascimento, “os voluntários são alma da Jornada”. São eles que fazem a Jornada acontecer em todos os seus aspectos.
“O voluntário é o braço da Jornada que se estende até os peregrinos para acolher, para ajudar e para dar toda a orientação para que eles possam, de fato, viver a Jornada Mundial da Juventude”, destacou.
Segundo a MaCost Brasil Comunicação e Marketing, agência responsável pela criação da campanha, as palavras usadas nos materiais fazem parte do dia a dia da nossa juventude.
Além disso, a campanha está em consonância com a citação bíblica que norteia o trabalho voluntário da JMJ Rio2013: “Se alguém tem o dom do serviço, exerça-o como graça dada por Deus” (I Pd 4, 11b)
Veja os próximos atos da campanha:
ATO CURTA – Dia 31 de março – Jornada Diocesana da Juventude
Encontro de jovens no sábado (celebrando o Domingo de Ramos). Concentração às 14h na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Participe deste encontro, em união com o Papa.
ATO SIGA – De 1º a 13 de abril – Ação social
Realize ações sociais solidárias. Você e seus colegas podem exercer o voluntariado em atividades como: visita a asilos, orfanatos, ajuda aos vicentinos da paróquia. O importante é fazer o bem espontaneamente.
ATO COMPARTILHE – Dia 14 de abril – Doação de sangue
Neste dia, organizaremos um mutirão de doação de sangue em todo o Brasil.
Procure seu coordenador paroquial e organize-se para DOAR SANGUE. O local para doação de sangue no Rio de Janeiro é o HEMORIO: Rua Frei Caneca, n.º 8, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Das 7h às 18h – Tel.: (21) 2332-8611
Sua presença é muito importante nas atividades acima.
Mais importante ainda é dar o primeiro passo para o voluntariado.
Inscreva-se agora, acessando a ficha de cadastro.
Leia sobre as dúvidas frequentes.
Mais informações também nas paróquias de todo o Rio de Janeiro, a partir de 18 de março.

