JMJ é tema de espiritualidade para jovens em Belém do Pará

JMJ é tema de espiritualidade para jovens em Belém do Pará

Quem frequenta a Comunidade Católica Casa da Juventude (Caju) sabe que todas as sextas-feiras são voltadas para a espiritualidade comunitária através do Momento de Oração. Em abril, o momento foi dedicado à preparação espiritual para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá acontecer no Rio de Janeiro, em julho de 2013.

O encontro começou com uma palestra da militante Daniela Garcia, que atua junto à coordenação do Bote Fé desde 2011 e, como ela mesma transmitiu aos irmãos presentes, é o que hoje ela mais vive e respira. Após a palestra, o foco ficou no Santíssimo Sacramento, adorado por todos os fiéis presentes.

Palestra – Daniela Garcia relembrou com muita alegria da noite em que os símbolos da JMJ: a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram à Caju para a Vigília da Juventude. Um momento histórico para nossa Casa, que tem como missão evangelizar a juventude e que com certeza ficará para sempre na nossa memória. O Bote fé é o primeiro convite feito à Juventude Brasileira, no caso a paraense para a JMJ, e esse mesmo convite acontece nos lugares onde os ícones da Jornada passa e ainda irá passar.

Ao final da palestra, Daniela Garcia pediu para rezarmos pela JMJ e por todos aqueles que estão trabalhando com afinco para que ela se realize. “A Igreja acredita em mim. A Igreja acredita em você! Vale a pena ser jovem. Não ser apenas jovem de idade, mas jovem de coração e, principalmente, nós, que somos Casa da Juventude, que temos um carisma jovem todo nosso. A comunidade acredita em nós, nosso fundador acredita em nós, nós não temos como não acreditar”, afirma.

Daniela, também, acrescenta que: “Vamos mostrar com a nossa vida que vale a pena ser de Deus, pois ser Católico, vale a vida! Vamos encontrar outras pessoas, outros irmãos que acreditam e buscam o mesmo que nós. Precisamos nos preparar santamente para viver esse momento maravilhoso que Deus nos convida a viver”.

JMJ – Ainda, de acordo com Daniela, a Jornada é hoje o testemunho de fé de sua vida e que todos os dias em que ela está participando na comissão. E desde a visita dos ícones e com a proximidade da JMJ 2013, esse testemunho tem se intensificado e vivido ainda mais. Pois todos os dias há um email ou uma ligação de jovens pedindo mais informações sobre o Bote Fé e a JMJ, e isso a deixa muito feliz.

Daniela falou que o convite da JMJ a todos nós é um convite especial de Deus, da Igreja, do Papa, de Dom Orani João Tempesta a toda a juventude do mundo. A Igreja nos conclama a ser uma Igreja presente e jovem. A última JMJ que aconteceu em Madri na Espanha, contou com a participação de mais de 15 mil jovens do Brasil, e a expectativa é que a JMJ 2013 receba um total de mais de 2.5 milhões de jovens de todo o mundo. É uma jornada para todos.

Juventude e Igreja – Daniela destacou que a realização da JMJ no Brasil deu mais força a Campanha da Fraternidade deste ano que é voltada para os jovens. A Juventude se tornou assunto primeiro da Igreja, desde o Cardinalato brasileiro até aos padre e lideranças de comunidades e grupos de oração, Juventude, Campanha da Fraternidade e JMJ se tornaram assuntos de prioridade. Isso tem um apelo maior devido ao fato de que hoje, a juventude é a grande vítima de uma sociedade violenta, desarticulada, carente de valores e cada vez mais vítima da violência, e as maiores vitimas da violência no Brasil e do mundo hoje é justamente a juventude.

Precisamos chamar a atenção de todos para esse momento disse Daniela, temos que dar testemunho com nossa vida, demonstrar que ao deixar nossas casas para ir peregrinar, as pessoas vejam que estamos a caminho de algo diferente, as pessoas precisam ver em nossas atitudes que estamos indo a caminho de algo diferente e vivo. E isso é de grande importância em especial para aqueles jovens que estão afastados da Igreja.

Da Comunicação Caju

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email