Inspirados em São Francisco, jovens fazem acampamento vocacional na Diocese de Bauru

Inspirados em São Francisco, jovens fazem acampamento vocacional na Diocese de Bauru

Aconteceu entre os dias 24 e 25 de agosto, em Agudos (SP), o 1º Acampamento Vocacional da Juventude ‘Frei Carlos Pierezan’, cujo tema foi a celebração dos 800 anos do encontro de São Francisco com o sultão em Damieta, no Egito. O evento recebeu 72 jovens, vindos de vários municípios do estado, como Bauru, Araraquara, São José do Rio Pardo e São Paulo.

O evento começou com uma caminhada na Comunidade São Francisco de Assis, da Paróquia São Paulo Apóstolo, rumo ao Seminário Santo Antônio. Durante o trajeto, houve paradas onde algumas pastorais apresentaram encenações que retratavam episódios da vida de São Francisco, como o encontro com a irmã pobreza e o próprio encontro com o sultão. Além disso, na praça da Prefeitura, foi feito o abraço da paz, seguido da Consagração à Nossa Senhora, presidida pelo vigário paroquial, Frei Pedro do Nascimento Viana.

Para a jovem Thamires de Bortolli, a caminhada deu um novo vigor aos participantes. “Pudemos ver que, mesmo diante do sol e do cansaço, somos fortes e capazes de sempre dar um passo a frente. Sentimos a alegria das pessoas que nos encontravam na rua e a acolhida e o carinho daquelas que nos esperavam em cada paróquia. Era Deus mostrando seu cuidado através das pessoas em nosso caminho”, pontuou a participante.

No seminário, os jovens foram acolhidos pelos frades. À noite, eles participaram de um luau coordenado pelo casal Maurício e Mariana, que vieram de Maringá (PR) para o evento, levando os jovens a refletir sobre a alteridade e o encontro com o diferente, seguido de mística, adoração Eucarística e bênção, conduzidos por Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Província (SAV).

Para Carlos Neto, de Bauru, a mística foi um dos momentos marcantes do encontro. “Acredito que os jovens tiveram um espaço para reconhecer Deus que habita no irmão e conversar com Ele, ter intimidade com o sagrado que mora no diferente e que supera as diferenças. Sem dúvida, esse momento de diálogo com o Deus que está no outro, norteado pelo dialogo de Francisco com o Sultão, propôs aos jovens uma experiência de convivência fraterna, tão necessária em nosso mundo dividido por conflitos”, afirmou o jovem.

Na manhã seguinte, houve uma dança circular coordenada por Rosana Padial, que buscou conectar os jovens com Deus e com a natureza por meio da expressão corporal. Então, na igreja do seminário, Frei Diego Melo presidiu a Celebração de encerramento. Em sua homilia, ele recordou a importância de passar pela porta estreita, como falava o Evangelho do dia. Nos ritos finais, foi apresentada uma homenagem feita a Frei Carlos Pierezan, falecido em março deste ano e que foi um grande incentivador das atividades da juventude em Agudos.

Para Thamires, o encontro foi marcado pela lembrança de Frei Carlos Pierezan. “Não há como expressar suficientemente a emoção e as lembranças que carregamos deste acampamento. A todo momento, em meu coração, pude ver claramente o amor de Deus que tantas vezes Frei Carlos nos apresentou através de suas palavras e na Eucaristia que ele com tanta felicidade nos trazia. Com certeza ele estava presente em todos os momentos”, afirmou a jovem.

Por Frei Augusto Luiz Gabriel

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email