Experiência missionária marca o Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Belém/PA

Experiência missionária marca o Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Belém/PA

Cerca de 70 jovens participaram nos dias 12, 13, 14 e 15/11 de uma experiência missionária na ilha de Outeiro, região metropolitana de Belém/PA.

A programação, que marcou o Dia Nacional da Juventude (DNJ), foi preparada pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Belém, reunindo representantes de diversas expressões juvenis (novas comunidades, movimentos, pastorais, congregações e grupos paroquiais), tendo como sede a Paróquia Imaculada Conceição, atualmente sob o pastoreio do Pe. Paulo Felipe Santos.

Por essa ocasião, Dom Antônio de Assis, bispo auxiliar de Belém, e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ/CNBB), enviou uma mensagem de encorajamento aos jovens: “Quero manifestar a minha alegria por este evento formativo e missionário! Que nunca percamos a nossa paixão missionária! O que dá sentido e alegria em nossas vidas, é a capacidade que temos de amar. Quando amamos e servimos aos irmãos nós descobrimos a beleza do nosso viver”.

O DNJ é realizado todos os anos nas dioceses brasileiras com o intuito de aproximar os jovens e despertar neles a consciência do seu papel na vida e na missão da Igreja, através de momentos de fraternidade, oração, reflexão e evangelização, e traz sempre um tema proposto pela Pastoral Juvenil Nacional. Em 2022, o tema foi “E o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14), fazendo recordar às juventudes a proximidade e a presença de Deus, e o encontro foi acompanhado pelo Padre Maurício Henrique, assessor arquidiocesano da Juventude.

“Eventos como esse são importantes para fortalecer nossos jovens na caminhada cristã suscitando neles a necessidade do serviço na Igreja e da colaboração com a sociedade (…), Com o tema desse ano, tivemos a oportunidade de mostrar que o Cristo está no meio dos jovens. Está pastoreando e como amigo que apresenta uma proposta de vida nova e livre. A Igreja tem essa missão de manifestar a presença de Cristo entre os homens. E como Igreja precisamos aproximar o Cristo de nossos jovens levando palavras de vida eterna”, afirmou o Pe Maurício Henrique.

Nos primeiros dias do evento recebeu especial atenção a dimensão formativa, a partir de temas que levaram os participantes a experiência do encontro pessoal com Jesus e suscitaram o protagonismo juvenil na ação evangelizadora da Igreja. As meditações foram intercaladas por momentos de oração e celebrações litúrgicas, além de atividades lúdicas e partilhas em grupo.

Em seguida, por meio da convivência fraterna e da missão os jovens puderam comunicar tudo aquilo que receberam da parte de Deus. Foram organizadas equipes missionárias para realizar durante um dia inteiro evangelização “porta a porta”, em quatro comunidades presentes no espaço paroquial, com graças e desafios particulares. A programação foi coroada com uma noite de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, para a qual se juntaram vários outros jovens, alcançados durante as visitas.

No último dia, os jovens passaram em romaria pelas ruas de Outeiro, acompanhados de um trio elétrico, cantando e dançando com grande alegria, testemunhando as maravilhas que Deus realizou.

O Setor Juventude da Arquidiocese de Belém se alegra por todos os frutos dessa edição do Dia Nacional da Juventude, e espera poder continuar promovendo iniciativas a fim de aproximar os jovens da vivência eclesial, com uma atitude cada vez mais dinâmica e missionária.

Confira mais alguns testemunhos:

“O DNJ foi a minha redescoberta em Cristo, me fez entender de maneira máxima porque Jesus fazia tanta questão de andar entre todos, foi o bálsamo que reiniciou minha vida” (Ester Rodrigues, 21 anos, participante do DNJ 2022)

“O DNJ foi uma experiência incrível, e o que posso destacar é a imensa alegria de poder louvar a Deus a todo momento junto com os outros jovens” (Miguel Giovanne de Oliveira, 15 anos, participante do DNJ 2022)

“O sentimento que me vem é a graça de servir e me entregar sem uma ‘remuneração’, e poder servir por amor… Para mim, os momentos mais marcantes foram a adoração ao Santíssimo Sacramento e o ‘arrastão’ da juventude pelas ruas de Outeiro” (Heitor Sousa, 16 anos, servo no DNJ 2022)

“Louvo a Deus por tanto que ele fez através de nós servos. Tenho certeza que Deus sonha com esses momentos para cada um de nós, e a gratidão não tem tamanho por fazer parte desses sonhos. É sentir um gosto do céu aqui na terra! O que mais fica marcado em para mim é ver o Verbo se fazendo carne na comunhão com os irmãos de diferentes carismas, mas com o mesmo alvo: a Santidade!” (Gabriela Sampaio, 34 anos, serva no DNJ 2022)

por Setor Juventude da Arquidiocese de Belém/PA

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email