Em Governador Valadares, Símbolos da JMJ visitaram igrejas, escola e dependentes químicos

Em Governador Valadares, Símbolos da JMJ visitaram igrejas, escola e dependentes químicos

CruzValadares

As 10h a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram, quando muitas pessoas aguardavam ansiosas para ver e tocar nos símbolos. Um misto de emoção e curiosidade tomou conta de todos.

Padre Enivaldo João, Coordenador Diocesano da Juventude, acredita que receber os ícones da Jornada Mundial em nossa  Diocese, significa estar em comunhão com toda a igreja no mundo inteiro em uma experiência forte e única de evangelização.

Para Divina Borges a chegada da Cruz fez com que ela mudasse a programação do dia e fosse ver de perto os ícones. Segundo Divina, desde que descobriu que tem câncer, tem recebido bênçãos e só tem motivos para agradecer a Deus.  “Eu estava com muita expectativa quando fiquei sabendo da chegada da Cruz, me programei porque não podia perder. Estou com muita fé que vou receber a cura” afirma.

Cristãos de diversas paróquias e grupos de jovens como Sentinelas da Manhã, Renda-se, Jovens Amigos de Cristo (JAC), Peregrinos Leigos Cristãos (PLC), Movimento Eucarístico Jovem, Ministério Jovem, Grupo de Adolescentes Unidos em Cristo (GAUC), Deus Conosco, Comunidade Família Jovem, JC, Comunidade São Vicente de Paulo, entre outros, estiveram presentes para receber os ícones e acompanhar a carreata pelas ruas da cidade.

CruzValadares2Da BR 116 os símbolos da JMJ foram levados pelo caminhão do Corpo de Bombeiros até a Catedral de Santo Antônio. Silvia Gomes foi uma das jovens que teve a oportunidade de ir no caminhão do Corpo de Bombeiros e acredita que foi uma experiência única. “Eu me senti caminhando pela cidade com Jesus e Maria, senti eles bem próximos a mim. Sensação Inexplicável!” revela.

Catedral de Santo Antônio

Às 12h, pelas ruas da cidade os sons das buzinas dos carros anunciavam a chegada da Cruz Peregrina à Paróquia Santo Antônio. Muitos fiéis aguardavam na porta da paróquia junto ao pároco Padre Francisco Vidal e o Bispo Diocesano Dom Wener Siebenbrok.

Uma queima de fogos recebia os jovens que carregavam os símbolos com muita satisfação. Muitos se emocionavam e tentavam tocar os ícones que passavam por um corredor feito pelos cristãos, que de mãos dadas direcionavam o caminho até a igreja. 

Dentro da paróquia todos recebiam os ícones cantando e com uma salva de palmas. Na ocasião, Dom Werner agradeceu ao Padre Enivaldo, organizador da Chegada da Cruz em nossa Diocese, bem como Padre Vidal e todos os fiéis presentes pela expressão de fé. 

Após o canto de invocação à Nossa Senhora Aparecida, e diante da Cruz que recorda a Cruz do Calvário como símbolo da salvação, Padre Vidal convidou a todos a rezar o terço em intenção às crianças, aos jovens e adolescentes.

A programação seguiu com a projeção sobre a história da JMJ e dos símbolos com momentos de oração e visitas.

Para Paula Calazans, fundadora da Comunidade Família Jovem: “ É uma graça muito grande receber os ícones da JMJ. É uma alegria compartilhar esse presente de Deus, movimentando toda a diocese e toda a juventude. A Cruz significa libertação para uma juventude que vem passando por diversos problemas nos dias atuais” explica. 

Da Catedral os símbolos foram levados para visitar a Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (ADQF), recordando a visita de Bento XVI à fazenda Esperança. Como o pai acolheu o filho pródigo o Papa com seu gesto paterno, foi ao encontro dos jovens que outrora estavam no inferno das drogas, os abraçou e deixou uma missão: “Vocês devem ser os Embaixadores da Esperança!”. Um momento único de resgate na fé! 

Missa

Por volta das 19hs os símbolos da Jornada Mundial foram levados da Catedral com destino ao Colégio Ibituruna. Durante a caminhada, jovens cantavam mesmo que a chuva caísse de forma tímida. 

Cerca de 1500 pessoas estiveram presentes na Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Werner e co-celebrada por vários padres da Diocese. 
Tudo era motivo de alegria e em cada rosto a satisfação de participar desse momento histórico podia ser notada. O desejo maior era de louvar o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Após a missa, um momento de muito louvor, oração e agradecimentos. Cidinha Cunha, Eros Biondini e o Ministério Louvor e Vida, contagiaram a todos que através da música aproveitaram para agradecer a Deus pelo momento e pela Diocese de Valadares fazer parte da história da Jornada Mundial da Juventude.

Comunidade terapêutica

A Comunidade Terapêutica da Associação de Acolhimento aos Dependentes  Químicos e Familiares (ADQF) recebeu a visita da Cruz Peregrina e o Ícone da JMJ após a passagem pela Catedral de Santo Antônio. 

Os símbolos que passam pelo mundo inteiro, foram levados por funcionários e internos, que não conseguiram conter a emoção.Os internos recepcionaram os símbolos cantando. Cada música era motivo de reflexão do amor de Deus e de Maria, e de todo o trabalho feito pela Pastoral da Sobriedade.

Dona Eva Ferreira de Souza, moradora do bairro Santo Antônio, conta com muita alegria que sempre vai rezar o terço na ADQF, mas com a presença dos símbolos o momento ficou ainda mais especial. 

O Bispo Diocesano Dom Werner, presente no momento, ressaltou a importância dessa visita e da alegria de poder levar os símbolos até a Comunidade Terapêutica.

Da Diocese de Governador Valadares

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email