Em 5 de junho, Dia Mundial das Comunicações, tuíte #redecatolica

Em 5 de junho, Dia Mundial das Comunicações, tuíte #redecatolica

A data, no Rio, vem sendo preparada por meio da realização, nos Vicariatos, de Oficinas e Semanas de Comunicação e também por meio de palestras e estudos sobre a mensagem do Papa Bento XVI para o 45° Dia Mundial da Comunicação e sobre o Documento 101 da CNBB.

No entanto, a véspera do Dia Mundial da Comunicação, 4 de junho, será um marco arquidiocesano, quando, às 9h, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidirá a missa de envio para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na Puc-Rio, rezando, junto com toda a Igreja, em intenção dos comunicadores sociais e pela comunicação.

Atendendo à orientação do Papa Bento XVI, que escolheu como tema para a ocasião “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, a internet será o ambiente privilegiado para que a evangelização aconteça.

— Diante de um mundo secularizado, com uma sociedade que caminha para uma comunicação vazia, o Dia Mundial nos convida a repensar o conteúdo e os valores da comunicação, a partir de um referencial concreto, que é Cristo. Nosso objetivo é possibilitar que as pessoas possam repensar para onde estão caminhando, de forma que queiram retornar para suas origens culturais, onde, com certeza, Deus está, explicou o coordenador arquidiocesano da Pascom, padre Márcio Queiroz.

A ocasião será oportuna para conduzir à reflexão, a exemplo do último 5 de maio — “Dia C da Evangelização”, estabelecido pela Arquidiocese do Rio —, quando os católicos cariocas, apoiados por pessoas de todo o Brasil, marcaram presença na rede mundial por meio das redes sociais, usando especialmente twitter, facebook, msn, orkut e e-mails.

A Arquidiocese do Rio estima que cerca de 100 mil pessoas tenham participado da mobilização pela evangelização nas mídias sociais, durante o Dia C da Evangelização em maio. Tanto que no Twitter, no Trend Topics RJ e Brasil, durante quase toda a tarde, o hashtag #ComunicarEvangelizando, criado exclusivamente para a ocasião, ficou em segundo lugar. Outras dioceses também aderiram à mobilização utilizando o mesmo hashtag no twitter e veiculando mensagens positivas por meio das outras ferramentas, a exemplo do Rio. A iniciativa para o Dia Mundial da Comunicação espera um número ainda maior de participantes.

— Não só a Sagrada Escritura, mas mensagens de santos e reflexões sobre a vida e o amor de Deus são importantes para a evangelização. E é fundamental ter o cuidado para agir sempre de forma acolhedora com todos, nunca emitindo juízos pessoais e discriminatórios, porque Cristo sempre foi inclusivo: “Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado”. Vamos, autenticamente, anunciar a grande verdade, que é Cristo, na era digital, conclamou Padre Márcio.

Por Nice Afonso, da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email