“Economia de Francisco” será on-line, de 19 a 21 de novembro e os jovens são os protagonistas

Publicado em 29 de outubro de 2020 Por Seja o primeiro a comentar!

Evento de Assis se chamará “Economia de Francisco” e reunirá jovens interessados em cultivar sonho de um novo humanismo, que responda às expectativas dos homens e mulheres e ao projeto de Deus

“Economia social”, na concepção de Bergoglio, significa “uma economia que tem uma referência ao destinatário: uma economia que serve ao homem, à pessoa humana, como escreve o Papa na Laudato si e na Evangelii gaudium. Uma economia inclusiva, que serve a todos os homens sem deixar ninguém”, disse o cardeal Peter Turkson na primeira apresentação do evento, em maio de 2019.

Realizou-se na manhã desta terça-feira, 27, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a apresentação do The Economy of Francesco, evento internacional que tem como protagonistas jovens economistas e empresários de todo o mundo, e que se realizará de 19 a 21 de novembro em live streaming no portal francescoeconomy.org. Para o final dos três dias, confirmada a participação “virtual” do Papa Francisco.

Intervieram nesta manhã padre Enzo Fortunato, diretor da Sala de Imprensa do Sacro Convento de Assis e responsável pela estrutura de informação da “Economia de Francisco”; prof. Luigino Bruni, professor catedrático de Economia Política da Universidade Livre Maria Santissima Assunta de Roma e diretor científico de “A Economia de Francisco”; irmã Alessandra Smerilli, professora catedrática de Economia Política da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium e membro da Comissão Científica “A Economia de Francisco”; a advogada Francesca Di Maolo, presidente do “Instituto Seráfico” de Assis e membro da Comissão Organizadora de “A Economia de Francisco”; dra. Florencia Locascio, da equipe de “A Economia de Francisco”, na modalidade remota, da Argentina.

Jovens são os protagonistas

A iniciativa ganhou corpo a partir do convite do Santo Padre dirigido em 11 de maio de 2019 a economistas, estudantes, empresários e empresários com menos de 35 anos.

O Papa Francisco, de fato, pretende iniciar, com jovens e um grupo de especialistas qualificados, um processo de mudança global para que a economia de hoje e de amanhã seja mais justa, fraterna inclusiva e sustentável, sem deixar ninguém para trás.

O encontro estava agendado para se realizar de 26 a 28 de março deste ano em Assis, mas com a emergência provocada pela pandemia de coronavírus, acabou sendo adiado para novembro, via streaming. O próximo encontro, este sim presencial, está programando para se realizar, sempre na cidade de São Francisco, no outono de 2021, quando as condições de saúde permitirem a participação de todos.

A organização do evento The Economy of Francesco, em versão on-line, permitirá que todos os jovens inscritos (2.000 de 120 países) participem do encontro nas mesmas condições, de compartilhar suas experiências, trabalhos, propostas e as reflexões amadurecidas nos últimos meses.

O programa do evento digital será inovador, participativo e global. Assis sediará a “direção” do evento e as transmissões ao vivo de locais históricos franciscanos: Basílica de São Francisco de Assis, Igreja de São Damião, Santuário de Rivotorto, Basílica de Santa Clara, Santuário da Despojamento, Palazzo Monte Frumentario.

Haverá espaço para conferências com jovens economistas e empresários, em diálogo com personalidades de renome internacional, para discutir os temas, propostas e perspectivas da Economia de Francisco. Haverá também momentos de meditação e reflexão.

As 12 aldeias temáticas, transformadas em sessões de trabalho on-line que os jovens realizaram nos últimos meses são: trabalho e cuidado; gestão e dom; finanças e humanidade; agricultura e justiça; energia e pobreza; lucro e vocação; policies for happiness; CO2 da desigualdade; negócios e paz; Economia é mulher; empresas em transição; vida e estilos de vida.

Palestrantes de renome e mídia

Estão previstas conferências com palestrantes de renome internacional, incluindo o prêmio Nobel Muhammad Yunus, além de economistas e especialistas como Kate Raworth, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Stefano Zamagni, Mauro Magatti, Juan Camilo Cardenas, Jennifer Nedelsky, Sr. Cécile Renouard, assim como numerosos empresários com experiência e competências consolidadas. Todos os palestrantes estarão disponíveis para ouvir os jovens também em entrevistas pessoais, bem como em sessões interativas de grupos limitados de participantes.

O mundo precisa da criatividade e do amor dos participantes que, como artesãos do futuro, estão tecendo a Economia de Francisco, entre o já e o ainda não.

Para a mídia que deseja fazer entrevistas e participar do evento, será necessário enviar uma solicitação para accrediti@sanfrancesco.org

A organização está confiada a uma Comissão Organizadora composta por: Diocese de Assis, Instituto Seráfico, Município de Assis, Economia de Comunhão, e com o apoio, em nome da Santa Sé, do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, que patrocina a iniciativa e as Famílias franciscanas.

Material multimídia, programa, informações e palestras completas estão disponíveis neste link: https://goo.gl/kkt14Q 

 

Por Vatican News – vaticannews.va

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais