Dom Leonardo Steiner: “Jovens, continuem caminhando com a cruz”

Dom Leonardo Steiner: “Jovens, continuem caminhando com a cruz”

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB

Com o intuito de fazer parte da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pensou a Cidade da Fé. Mostrar a realidade do Brasil, em suas diversas expressões e religiosidades, além de uma experiência profunda de fé era o objetivo.

Em entrevista exclusiva aos Jovens Conectados, ele fala em momentos que transformarão os jovens, comunhão da Igreja e da missão que cada um tem de ser samaritano para o próximo.

Jovens Conectados: O que significa mostrar a fé do Brasil ao mundo?

Dom Leonardo Steiner: a Cidade da Fé foi a maneira que encontramos para a dar continuidade à peregrinação dos Símbolos da JMJ por todo o país. Queríamos estar presentes também durante a Jornada. Reunimos a diversidade católica, suas expressões, e queríamos mostrar a riqueza da nossa igreja, dos nossos estados e os diversos lugares religiosos, belíssimos, de nosso país.

Jovens Conectados: o que o jovem encontra neste espaço?

Dom Leonardo Steiner: Expressões de fé, não só atuais, como também do passado, além da experiência da peregrinação da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora, da música dos nossos artistas, das celebrações eucarísticas, exposição sacra e imagens lindas! Também teremos o encontro do Papa com os voluntários, e  esses momentos transformam o jovem.

Jovens Conectados: Por que?

Dom Leonardo Steiner: Eles vao perceber a comunhão que nos une, a todos. Todos em torno de Jesus, numa mesma igreja. Tenho percebido que o jovem tem sensibilidade para a comunhão. Se todos querem seguir Jesus, deveremos viver assim, em comunhão, e a Jornada representa isso.

Jovens Conectados: Que frutos o senhor espera da Jornada?

Dom Leonardo Steiner: Estamos descobrindo o Brasil. Temos uma história, expressões, espaços extraordinários. Temos um povo peregrino. Espero que possamos valorizar nossas riquezas. Espero que as comunidades se abram para os jovens, que eles tenham a oportunidade de ser missionários. Espero que essa experiência de Jornada fique em seus corações.

Jovens Conectados: O que diria aos jovens?

Dom Leonardo Steiner: Continuem caminhando com a cruz, sinal de bondade de Deus, e amor gratuito do Pai. Os jovens se dão com uma generosidade enorme. Que eles sejam samaritanos do povo brasileiro.

Jovens Conectados: O que devemos fazer para serem samaritanos?

Dom Leonardo Steiner: Ler a palavra de Deus, na Bíblia e na convivência com as pessoas. Devem ser homens e mulheres que fazem o bem, vivem a justiça, solidariedade e caridade. E nós temos que aprender muito com os jovens.

Por Amandda Souza / Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email