Dioceses do Rio Grande do Sul preparam Semana Missionária

Dioceses do Rio Grande do Sul preparam Semana Missionária


Os últimos dias foram de muitas reuniões para dioceses do Rio Grande do Sul para preparar a Semana Missionária, que acontece em todas as dioceses do Brasil em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

No dia 3 de março, realizou-se em Canoas a reunião do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre. Estiveram presentes as representações dos Vicariatos de Gravataí, Porto Alegre, Canoas e Guaíba sob a orientação do Assessor, padre Léo Hastenteufel. Nessa reunião foi debatido como trabalhar na Arquidiocese, buscando uma unidade em torno do nosso pastor, que é dom Dadeus Grings, mas sem interferir na autonomia organizacional dos Vicariatos.

Ficou decidido que o Setor Arquidiocesano da Juventude deve trabalhar com a organização da Semana Missionária. Porém, esta atuação deveria respeitar a autonomia dos Vicariatos, pois o trabalho ficaria muito denso e de difícil locomoção se fosse feito em apenas uma cidade durante toda a Semana Missionária. Deste modo, todos os Vicariatos terão a sua própria Semana Missionária, podendo organizar-se da melhor maneira de acordo com a sua realidade. No último dia de Semana Missionária, 20 de julho, ficou decidido que esse será o momento em que todos os Vicariatos se encontrarão em um local ainda a ser determinado, juntamente com os peregrinos que ficarem com eles, para assim formar o encerramento em nome da Arquidiocese de Porto Alegre.

Frederico Westphalem
Na tarde de 3 de março, reuniram-se no Cine Floresta, em Frederico Westphalen, cerca de 60 jovens de diversas paróquias da diocese, para realizar a formação da Semana Missionária.

Durante a tarde de formação, foram realizados momentos de oração, reflexão do evangelho do dia, estudo da cartilha da semana missionária, momentos de descontração e troca de experiências. Foram, também, definidos articuladores e comunicadores das paróquias que se fizeram presentes, a fim de qualificar a organização e comunicação/divulgação dos grupos de jovens da diocese.

Pelotas e Bagé
A cidade de Bagé acolheu os missionários da Província Eclesiástica de Pelotas para vivenciar uma experiência de missão e partilha A acolhida dos irmãos na fé trouxe o sentimento de doação.

O encontro, que começou na manhã de 2 de março, contou com a presença de mais de 100 jovens das 3 dioceses participantes. Em comunhão, foi possível partilhar os desafios da evangelização, a troca de experiências da missão com as diversas realidades juvenis.

Caxias do Sul
Em reunião nos dias 9 e 10 de março, os jovens da Diocese de Caxias do Sul prepararam a programação da Semana Missionária, com dinâmica sobre como os cidadãos locais veem a juventude.

Por jovens dos setor juventude diocesanos e das equipes de comunicação

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email