Diocese de Caratinga recebe Cruz da Jornada

Diocese de Caratinga recebe Cruz da Jornada

 

Em Carangola

 

Os jovens e diversos fieis receberam em Carangola a Cruz da Jornada Mundial da Juventude na manhã dessa quarta feira (23). Uma data que ficará marcada na história da cidade.

 

Nem o mau tempo impediu que milhares de fieis fossem às ruas receber a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora. Esses ícones estão peregrinando nas dioceses brasileiras em preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013, que contará com a presença de Bento XVI.

 

Ao chegar a Carangola, os símbolos da JMJ foram em carro aberto desde o trevo d’água, carregadas nos braços dos jovens, passando pelo Hotel Central, pela Rua Pedro de Oliveira, Praça Coronel Maximiano e chegando ao altar da Igreja Matriz de Santa Luzia, onde foi presidida uma missa com a Matriz super lotada. Após a celebração, todos os fiéis puderam reverenciar sua fé ao lado dos ícones.

 

Em Manhuaçu

 

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora, entregue pelo Beato João Paulo II aos jovens de todo o mundo, chegaram na tarde desta quarta-feira à cidade de Manhuaçu, onde foram recebidas com grande júbilo pela multidão que ali se encontrava.

 

Os símbolos seguiram para a Paróquia São Lourenço, onde os fiéis novamente se concentraram para participarem da Celebração Eucarística que contou com a presença de diversos sacerdotes da cidade.

 

Ao fim da tarde, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora seguiram para a cidade de Caratinga.

 

Em Caratinga

 

Debaixo de chuva, os jovens foram se ajuntando no Santuário de Adoração Perpétua para a tão esperada recepção dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Por volta das 19h40, vindos de Manhuaçu, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora chegam ao Santuário no carro do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caratinga. Centenas de jovens aguardavam os símbolos da porta do Santuário.

 

Jovens da diocese de Caratinga carregaram a Cruz e o Ícone de Maria que foram acolhidos com uma calorosa salva de palmas. “Ninguém te ama como eu, olhe pra cruz, está é a minha grande prova…” foi o canto entoado pelos jovens ali presentes durante a recepção dos Símbolos da JMJ.

 

Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga, fez uma breve saudação aos jovens e às pessoas presentes no Santuário de Adoração Perpétua, destacando que o “nosso sinal, é o sinal da cruz”.

 

Após foi dado início à Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, e co-celebrada por dezenas de padres da diocese de Caratinga, com o canto “No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”, que foi composto pelo Padre Zezinho e que vem emocionando milhares de fiéis.

 

Durante a homilia, dom Emanuel salientou que “hoje a Jornada Mundial da Juventude 2013 começa em nossa diocese”, e mais uma vez fez questão de destacar o sinal da cruz como o sinal dos jovens. Por fim disse uma frase que foi aplaudida por todos os jovens: “Eu sou doidinho por Jesus e Jesus é doidinho comigo!”.

 

Após a Santa Missa, houve shows com as bandas católicas Karys e Chama, além de apresentações teatrais e de dança dos jovens das foranias da Diocese de Caratinga.

 

De Caratinga, a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora seguem para a Diocese de Governador Valadares.

Portal Ecclesia 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email