Diocese de Amparo (SP) promove 1º Encontro para Jovens Universitários

Diocese de Amparo (SP) promove 1º Encontro para Jovens Universitários

Os jovens da Diocese de Amparo (SP) se prepararam para o I Encontro Diocesano para Jovens Universitários. A atividade será através de uma transmissão online no dia 27 de setembro às 15h através do Google Meet. As inscrições já estão abertas a todos interessados. (Clique aqui para acessar o formulário.)

Para Arthur Baiochi, coordenador da Pastoral Universitária, o encontro vem do desejo de ampliar os trabalhos pastorais, em especial agregando novos jovens. “Este encontro está alinhado com o desejo de comunhão e para dar mais visibilidade à pastoral, levando o seu conteúdo aos jovens. A pessoa, depois do Sacramento da Crisma, fica como que perdida porque não encontra um lugar dentro da Igreja. Muitos estão em época de vestibular, depois ingressam na universidade e esta vivência de fé corre o risco de se perder. A Pastoral Universitária é este espaço além das celebrações para compartilhar experiências e aprender mais sobre a própria fé”, conta o jovem.

Além do jovem Arthur, outros convidados compartilharão algumas reflexões, algumas delas a partir da Exortação Apostólica Christus Vivit. Participarão também o Pe. Toninho, assessor externo da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, o Prof. Dr. Pe. Boareto, da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas, Pe. Carlos Panassolo, assessor diocesano do Setor Juvenil, e Adilson Jorge, agente da Pastoral da Comunicação e membro da equipe de comunicação do Jovens Conectados.

Pe. Carlos Panassolo, pároco de São Sebastião em Amparo/SP, onde a Pastoral Universitária deu os primeiros passos, acredita que o grupo estabeleceu um espaço importante de protagonismo jovem na diocese.

“A Pastoral Universitária vem dando passos importantes para estabelecer seu espaço e assim viver seu apostolado no anúncio da Boa Nova, na alegria do diálogo frente a tantos questionamentos e descobertas que o universo das universidades nos apresentam. Esse primeiro grande encontro, nasce como uma resposta ao momento da pandemia que vivemos, pois limitados para se evitar aglomeração, a pastoral vem se utilizando das redes sociais de uma forma preciosa para o divulgar do trabalho e o estabelecer de laços a luz da evangelização. Rogo ao jovem guerreiro São Sebastião invocado contra as epidemias, que interceda junto ao Pai por esse encontro, e também para vencermos a pandemia da indiferença, do isolamento, do individualismo para viver a alegria da comunhão no Senhor ressuscitado, vivo e presente entre nós, porque somos Igreja, somos o corpo místico do Senhor”, alegra-se o assessor.

A Pastoral Universitária se reúne semanalmente aos sábados, 16h, para estudar diversos temas e documentos da Igreja, sempre com o objetivo de refletir a realidade a partir da fé, compartilhando a vivência dos jovens. Entre os assuntos já estudados estão: os Dez Mandamentos, os sete Sacramentos, suicídio, mensagens do Papa Francisco, a espiritualidade inaciana e a Encíclica Laudato Si’. Grande parte destes encontros vira depois vídeos no canal da pastoral no YouTube. (Clique aqui para acessar o canal e aqui para acessar o perfil da pastoral no Instagram.)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email