O dia 19 de agosto é conhecido como o Dia Mundial da Fotografia.
Conta-se que essa data foi escolhida por ter ocorrido um grande acontecimento: no ano de 1839, a Academia de Ciências da França anunciou a descoberta da daguerreotipia, um processo fotográfico desenvolvido por Joseph Nicèphore Niépce (1765-1833) e Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851). E, em 19 de agosto, durante um encontro no Instituto da França, o secretário da Academia de Ciências explicou o processo e comunicou que o governo francês adquiriu o invento e o colocou em domínio público para que o “mundo inteiro” tivesse acesso à invenção.
Então, para celebrar essa data, nós selecionamos fotos dos momentos mais importantes para a juventude Conectad@ \o/
-
- Cobertura do Bote Fé – Peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelo Brasil (2012 – Brasil) © JovensConectados
-
- Lançamento do projeto “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão” – ROTA 300 (2015 – Aparecida/SP)
-
- 57ª AG 2019 | Novo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB (2019 – Aparecida/SP) © JovensConectados
Três dicas para fotografar melhor
O fotógrafo Felipe Rodrigues, que foi membro do Jovens Conectados, selecionou três dicas valiosas para tirar boas fotos. Ele também nos conta um momento emocionante em sua carreira:
“Sem dúvidas, para mim, o momento mais marcante de todo o meu trabalho na equipe foi fotografar a JMJ no Rio de Janeiro, em 2013. Fui selecionado para compor a equipe dos VAMPs, equipe de profissionais de imprensa acreditados no Vaticano que acompanham o Papa. Então, na Jornada, minha função era seguir os passos do Papa Francisco. Dali, tenho imagens muito vivas que guardo sempre na memória, como a que ele olhou para minha lente e fez um sinal afirmativo”.
Você está preparado para anotar as dicas? Aí vão elas:
1. Domine seu equipamento. Não importa se você tem uma bela câmera profissional com inúmeras lentes ou um celular. Você precisa saber do que seu equipamento é capaz e o que ele te permite fazer. Estudar a fundo o seu equipamento e os princípios da fotografia vão fazer muita diferença;
2. Pense sempre no objetivo da foto. Se você quer fotografar bem, ter fotos boas, não adianta sair apertando o botão para qualquer direção, sem pensar no que você quer comunicar, no que aquela cena vai transmitir a outras pessoas;
3. Pense em como fazer diferente. Se você fotografa missas, por exemplo, vai reparar que as imagens são quase sempre iguais. Pense: “o que faz essa celebração diferente das demais?”, “como essa foto pode ser diferente?”, “o que só essa missa aqui tem e as outras não têm”? Ou, se você fotografa eventos, pense que você só tem uma ou duas oportunidades para surpreender, que está nas suas mãos ter a foto da capa do jornal, da revista, ou a foto principal de um portal muito visitado. Como você faria, mesmo que com um celular?