Dia do Cinema Brasileiro: confira alguns filmes imperdíveis!

Dia do Cinema Brasileiro: confira alguns filmes imperdíveis!

Pipoca na mão e aperte o play. Hoje, dia 19 de junho, é o Dia do Cinema Brasileiro. A data é comemorada em homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898, fazendo gravações da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Ele é considerado o primeiro cinegrafista e diretor do país!

E que tal algumas dicas de filmes com temática da fé? Confira!

O AUTO DA COMPADECIDA, 2000

“Não sei. Só sei que foi assim”. Com certeza um dos clássicos do cinema nacional. A história nasceu originalmente como uma peça de teatro escrita por Ariano Suassuna. Após diversas montagens teatrais e uma minissérie, as aventuras de Chicó e João Grilo ganharam as telonas no ano 2000. Personagens simples como o padeiro e sua esposa, o padre e o bispo, e até mesmo uma cachorra enterrada em latim nos levam até o juízo final, na qual aguardam se poderão entrar no céu contando com a intercessão de Nossa Senhora, a Compadecida. Clássico é clássico, não?

O que 'O Auto da Compadecida' significa para o Cinema Brasileiro?

IRMÃ DULCE, 2014

O longa traz a história do “anjo bom da Bahia”, a Irmã Dulce, hoje venerada como Santa Dulce dos Pobres após canonização pelo Papa Francisco. O filme acompanha a vida da religiosa da década de 1940 aos anos 1980, mostrando como ela, firme na fé e no compromisso cristão de amor ao próximo, enfrenta políticos, organizações, doenças e até mesmo a indiferença de membros da Igreja. E tudo para dedicar sua vida pelos mais pobres. História linda e, mais importante, que inspira novos “anjos bons” no caminho da caridade.

O PAGADOR DE PROMESSAS, 1962

Com certeza considerado um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos, tendo sido indicado ao Oscar e que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Canes. Conta a história de Zé do Burro, que após seu animal de estimação ser atingido por um raio, faz uma promessa a Santa Bárbara por sua recuperação. Com o restabelecimento do animal, começa uma caminhada rumo a Salvador (BA) carregando uma cruz de madeira. Na porta da igreja, encontra a resistência do padre local, que nega sua entrada alegando que a promessa feita aconteceu em um terreiro de candomblé. É um ótimo filme (e atual) sobre intolerância religiosa, sensacionalismo da mídia e fé.

43ª Mostra Internacional de Cinema - Filme - O PAGADOR DE PROMESSAS

RIO DE FÉ, 2013

E a juventude brasileira católica nunca mais seria a mesma depois da JMJ Rio 2013. O grande evento com a presença do Papa Francisco em sua primeira viagem internacional como pontífice atraiu milhões na praia de Copacabana, entusiasmados a “colocar fé, esperança e amor” na vida e na sociedade. O documentário “Rio de fé: um encontro com Papa Francisco” traz a ida de diversos peregrinos ao Rio de Janeiro, reporta os acontecimentos e a emoção de todos. Um ótimo documentário para os que lá estiveram reviver toda a JMJ e para os que não estavam sentir a explosão de fé da juventude em terras brasileiras.

Shalom protagoniza filme Rio de Fé, de Cacá Diegues - Comunidade Católica Shalom

DOIS PAPAS, 2020

Apesar de não ser uma produção nacional, tem o aclamado brasileiro Fernando Meirelles como diretor. Misturando realidade e ficção (sim, mais da segunda do que da primeira), mostra a relação entre o Papa Bento XVI com o então cardeal de Buenos Aires, Jorge Bergoglio. Enquanto o papa alemão reflete sobre uma possível renúncia ao ministério petrino, busca compreender melhor o pensamento do bispo argentino, já no conclave de 2005 considerado um possível papa. Com questões internas da Igreja, visões de mundo e também de música clássica e futebol, o longa é uma boa distração.

Coluna | Dois Papas: quando a arte não imita a vida | Brasil de Fato

APARECIDA – O MILAGRE, 2010

“Nossa Senhora Aparecida, cubra nos com teu manto”. Desde criança, o menino Marcos é um devoto de Nossa Senhora Aparecida. A morte do pai, porém, desencadeia um processo de negação da sua fé. Este filme conta uma linda história mostrando que a fé é realmente a maior herança que os pais podem deixar para os filhos.

Filme-Aparecida-O-Milagre - Fecomércio RS

O ANJO SURFISTA, 2013

O jovem Guido Shäffer era médico e surfista e, às vésperas de se tornar seminarista, aos 34 anos, morreu no mar, lugar onde realizava seus “encontros com Deus”. Este documentário, com depoimentos de familiares e amigos, mostra como o “anjo surfista” transformava os corações e as vidas das pessoas através do seu testemunho de amor. Atualmente em fase no processo de beatificação, Guido é uma inspiração para todos, em especial os jovens. Documentário imperdível!

Conheça a história do Anjo Surfista - A12.com

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email