Curso de Políticas Públicas: os jovens transformando a sociedade

Curso de Políticas Públicas: os jovens transformando a sociedade

“Jovens, por favor, não se ponham na cauda da história. Sejam protagonistas. Joguem no ataque! Chutem para diante, construam um mundo melhor”, conclamou a juventude o Papa Francisco na missa de envio da JMJ Rio 2013. Apesar da sociedade muitas vezes desacreditar e não dar crédito aos jovens, a Igreja busca incentivá-los para que com a alegria e esperança que os caracterizam possam contribuir com a transformação da sociedade, sendo cristãos não indiferentes mas participantes responsáveis na sociedade.

O curso de Políticas Públicas, oferecido gratuitamente na plataforma EaD da Comissão Pastoral Episcopal para a Juventude da CNBB, busca formar os jovens para uma postura crítica e cidadã. As inscrições para o curso terminam dia 31 de agosto de 2018 e as aulas têm início no dia 1º de setembro.

O curso oferece ao estudante um panorama crítico sobre o conjunto de ações públicas em favor da população promovendo a cidadania, sejam elas voltadas à saúde, educação, cultura, trabalho etc.

Entre diversas temáticas, o participante estudará sobre as estruturas de poder, da sociedade civil, estrutura do Estado, o Poder Legislativo, a gestão de políticas públicas, os atores sociais, participação nos conselhos municipais e estaduais, além de temáticas específicas para a juventude, como as políticas públicas direcionadas aos jovens.

COMO SE INSCREVER

Para realizar a inscrição no curso é necessário acessar a plataforma http://ead.jovensconectados.org.br/ e fazer o cadastro, depois, através do e-mail que será enviado, confirmar o cadastro e acessar a plataforma para inscrição no curso desejado. Importante: Apenas se cadastrar na plataforma não efetiva a inscrição no curso. Clique aqui e confira o vídeo explicativo!

METODOLOGIA

Durante os meses de curso, os alunos receberão semanalmente o material do curso através da plataforma. Para cada tema/aula, o aluno deve entregar as atividades também pela plataforma.

CERTIFICAÇÃO

No final do curso, a pessoa poderá emitir o certificado digital do EaD gratuitamente. Se desejar o certificado com validade de extensão universitária, emitido pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UniSal), há uma taxa com o valor é de R$ 30,00.

OUTROS CURSOS

Além do curso de Políticas Públicas, estão disponíveis os cursos de Liderança e Coordenação de Jovens, que tem como objetivo capacitar jovens de 15 a 29 anos para liderar e coordenar com eficiência os grupos de jovens de paróquias, comunidades, movimentos, obras sociais, colégios e faculdades, e o curso de Assessores de Jovens, que oferece uma importante oportunidade para suprir a necessidade de formar assessores que possam trabalhar para ajudar os jovens a passarem de uma visão ingênua e acomodada do mundo em que vivem, sem perder o vínculo eclesial.

E dentro da Plataforma EAD Século 21, em parceria com a Comissão para a Juventude CNBB, está disponível também o curso “Missão Jovem – Pastoral Juvenil CNBB”. “O curso visa preparar os jovens para essa vocação missionária, para que eles possam servir mais e melhor o povo de Deus e ir ao encontro do próximo, sentindo-se valorizado e amado por Jesus”, explica Pe Antônio Ramos do Prado, sdb, assessor nacional e um dos orientadores do curso.

O Curso “Missão Jovem – Pastoral Juvenil CNBB” possui 6 videoaulas, apostilas com conteúdo complementar; discussões nos fóruns de debates e uma pequena avaliação. A carga horária total é de 16h. Acesse aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email